sexta-feira, 31 de março de 2023

Torcedor solidário ajudará vítimas da chuva

A iniciativa da Assembleia Legislativa de convocar os dirigentes dos grandes clubes para contribuir com a campanha de arrecadação de alimentos e água para as vítimas da chuva atingiu um público especial: o torcedor de futebol, justamente nos dois clássicos que decidirão o campeonato estadual entre Ceará e Fortaleza. O futebol é a paixão nacional e mistura todas as pessoas na praça de esporte. 


Quando se observa o Castelão lotado, nos clássicos entre Ceará e Fortaleza, a primeira lembrança que surge é a confraternização entre pessoas de todo o Estado, da capital ao sertão. O estádio se torna uma só nação, um só povo.


O importante é saber que o momento vai além, reúne famílias, amigos e torcedores de clubes diferentes, mas todos lembram as origens, a caminhada difícil do interior para morar na capital, para estudar, vencer na vida. Irmãos e conterrâneos ficam para trás, mas os laços são inquebrantáveis. 


Sol, seca, dificuldades, superação. desafios fazem parte da agenda de vida dos torcedores, em grande parte. Afinal, o futebol é a paixão dos mais humildes, ou foi.


Todos nós, que estamos nessa passagem pelo mundo, não podemos perder o espirituoso comportamento de sermos solidários. Saber que um irmão está se afogando, perdendo sua casa, seus poucos pertences e sem o básico para sobreviver, é um chamamento a ajudarmos. O sertanejo, nesse momento, precisa de abrigo, acolhimento, lençol, comida e água. Vamos abraçá-los e mostrar solidariedade.