quinta-feira, 9 de março de 2023

Sarto e Evandro Leitão se distanciaram

É público que a eleição de 2022 distanciou o prefeito Sarto e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão. Sarto seguiu Ciro e Roberto Cláudio. Evandro Leitão acompanhou o ministro Camilo Santana e apoiou Elmano de Freitas na campanha para o governo. A expectativa de Evandro era a de o prefeito Sarto reconhecer a vitória de Elmano e a vida seguir. Não aconteceu. 


O PT ou Camilo e Elmano parecem pretender seguir com o PDT, firmemente. A opção clara de Camilo e Elmano foi escolher o senador Cid Gomes como articulador do processo. No sertão, está dando certo, quase todos os prefeitos do PDT já estão aderindo. O governador Elmano reabriu agenda e vai aos municípios onde os prefeitos não votaram abertamente nele, mas saiu vitorioso, por omissão dos executivos municipais. 


A ideia é escolher Evandro Leitão, dentro do PDT, candidato a prefeito, se José Sarto não for para a reeleição, o que parece improvável. Se o PDT de Fortaleza não apoiar o governo, Evandro terá que se acertar com a direção estadual e nacional para trocar de partido, sem perder o mandato e ir para a disputa com Sarto, até mesmo com um candidato do PT. Até agora, o senador Cid Gomes não conseguiu pacificar o PDT de Fortaleza, comandado por Roberto Cláudio. Existe uma expectativa muito grande sobre o comportamento de Ciro Gomes, após os 100 dias de gestão de Elmano e Lula.