sexta-feira, 31 de março de 2023

Paracuru: Ematerce implementa ações econômicas em projeto que incrementa produção de açaí

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce)  fechou uma parceria com a Agropecuária Paracuru (Agropar), sítio Vela Branca, no distrito de Paço Doce, em Paracuru, de propriedade do produtor rural Alberto Felix. O objetivo é ampliar as possibilidades técnicas do plantio de cinco hectares de açaí, da variedade BR5-Pará, consorciado com graviola (agroflorestal) e com abelhas canudo e jandaíra (agropastoril).


O sistema agroflorestal melhora o aproveitamento espacial da plantação, enquanto o sistema agropastoril, com abelha, é de suma importância, porque aumenta (até 40%) a produtividade do açaizeiro, mediante a polinização. Atualmente, a Agropar recebe, também, suporte técnico-científico da Universidade Federal do Ceará (UFC) em meliponicultura, a criação de abelhas sem ferrão, e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), na produção de mudas.


A Ematerce prestará orientações técnicas, no tocante à adubação, à construção de uma agroindústria de produção de polpa de açaí e à criação de galinha caipira poedeira, informou o engenheiro agrônomo da Ematerce, Antonio Zilval Fonteles.


Importante fonte de renda



Com a implantação de uma unidade de beneficiamento de açaí, em polpa, o empreendimento será importante fonte de renda, pois a atual produção está transformada, em uma unidade, localizada no município de Caucaia. O administrador José Domingos afirma que, no momento, os 3,5 mil quilos de polpa são negociados, diariamente, nos mercados da região e, em Fortaleza, a R$ 20,00 o quilo. A perspectiva, para o ano de 2024, é a de chegar a 30 mil quilos/mês de polpa.


Outra fonte de renda, informada pelo técnico da Ematerce, é a transformação das palhas do açaizeiro em artesanato, pelas agricultoras das associações rurais da região. Lembra, ainda, que o aproveitamento da fibra, em madeira do tipo MDE, faz parte do portfólio de subprodutos da planta. Além da polpa, o fruto pode ser transformado em café (descafeinado).


Zilval Fonteles diz que a produção de mudas de açaí da variedade BR5-Pará está adaptada ao clima e ao solo do Estado do Ceará e é comercializada para vários pretensos produtores rurais da cultura, em diversas regiões cearenses. Acrescenta o administrador do empreendimento, o técnico Franzé Gonçalves, que a Agropar tem capacidade de produzir 30 mil mudas de açaí, por mês, de excelente qualidade genética e fitossanitária, ao preço de R$ 20,00 a unidade. Segundo Gonçalves, a muda de açaí BR5-Pará está adaptada e certificada pelo Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Atualmente, vários agropecuaristas, de pequeno e médio portes, do Ceará, estão interessados em começar, ou mesmo implementar plantios de açaí. Conforme a produtor Alberto Félix, diariamente, pessoas de vários municípios entram em contato, solicitando informações, sobre a cultura e querendo adquirir mudas. Há plantações em vários municípios cearenses, afora empreendimentos, pertencentes a pequenos e médios produtores rurais, a exemplo de Limoeiro do Norte, Quixeré, Paracuru, Horizonte, e Tianguá.


Açaizeiro



O açaizeiro (fruto que chora, na língua Tupi) é uma palmeira, originária da região amazônica, que, ainda, hoje, é explorada pelos nativos e constitui-se  em uma das principais fontes de renda das famílias daquela região. A planta começa a produzir, aos três anos e meses de idade, e chega à sua plenitude produtiva, no décimo ano, com uma produção/média de quatro cachos/ano.


O estado do Pará é o maior produtor mundial de açaí e a cidade de Igarapé-Mirim, município que mais produz açaí. Outros grandes produtores são: Amazonas, Maranhão, Acre e Rondônia. O Pará e a Amazonas são responsáveis por 87,5% da produção nacional do fruto.


Do açaizeiro, são extraídos o vinho, a polpa, o café e o açaí. Do fruto, são fabricados sorvetes, polpa, licores, doces, néctar e geleias, dentre outras iguarias. O açaí é  benéfico para a saúde humana, porque ajuda a controlar a pressão arterial, colesterol, como fonte natural de energia, ação antioxidante, aumenta a imunidade, fonte de cálcio e previne doenças degenerativas e câncer. Acrescente-se que 100 gramas de açaí possuem 6,5 gramas de carboidrato, sendo considerado um alimento de baixo valor glicêmico.