sexta-feira, 10 de março de 2023

O preço do ônibus pode baixar, se um bom acordo for feito

Preço do ônibus sai da pauta da família e entra na briga política. O certo deveria ser uma discussão para encontrar caminhos que levassem a um custo mais baixo da passagem, reduzindo a tarifa. 

Os prefeitos de Eusébio e Caucaia decidiram subsidiar em 100% a passagem dentro dos municípios. Eusébio já promove a gratuidade, há 12 anos, tendo sido o primeiro município do Brasil onde os moradores não pagam transporte coletivo. Os empresários e até vereadores reclamaram, mas o prefeito Acilon Gonçalves implantou a gratuidade. 


A proposta do governo Elmano de garantir a gratuitidade nos ônibus da região metropolitana é a grande oportunidade para um debate real, claro e transparente para retirar o custo do orçamento das famílias. O governador tem sinalizado para o diálogo e essa pauta parece ser de grande relevância para a sociedade. 


O custo da passagem é baseado numa planilha, onde constam todos os itens para se manter um ônibus nas ruas. Alguns desses itens podem ser retirados, se um amplo pacto de interesse da população for formulado e acertado. 


A briga política não pode constar nesse processo como vimos na Câmara Municipal e no legislativo estadual, onde uma minoria raivosa levou para o debate inflamado o preço do ônibus, envolvendo de forma lamentável os líderes de governos municipais e estaduais.