sexta-feira, 3 de março de 2023

Governo do Ceará concede incentivo para expansão da maior empresa produtora de acerola orgânica do Brasil

Com propósito de gerar mais emprego e renda na Região do Vale do Jaguaribe, o governador Elmano de Freitas assinou, na manhã desta quinta-feira (2), um protocolo de intenções que garante incentivo para expansão da Meri Pobo Agropecuária, empresa que atua em Jaguaruana e Russas, com produção de frutas orgânicas para o mercado doméstico e exportação. 


Estiveram presentes o gerente-geral da Meri Pobo, Matteo Agnese; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Danilo Serpa; e outras autoridades.

“O potencial de produção de frutas tropicais do Ceará é conhecido mundialmente. E uma empresa que produz de forma orgânica, alimentos mais saudáveis e com qualidade para exportar, tudo isso gerando renda e empregos para os cearenses, merece todo o nosso apoio”, comentou o governador Elmano de Freitas.



Com investidores austríacos e italianos, a Meri Pobo possui no Ceará cerca de 750 hectares plantados de acerola, devendo chegar a mil ha em três anos. Além de acerola, a empresa produz também mamão, pitaya e outros frutos. Em 2019, foi considerada a maior fazenda de acerola orgânica do mundo.


A fase de expansão da Meri Pobo, que conta com incentivo do Estado do Ceará, tem como foco a exportação. A nova unidade industrial da empresa será destinada à fabricação de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes. O investimento total será de R$ 75.650.000,00, em até 36 meses.



Matteo Agnese, gerente-geral da Meri Pobo, projeta que a empresa, que atualmente emprega cerca de 500 pessoas, deve criar 200 novos postos de trabalho. “A expansão é principalmente de emprego, visto que a fábrica tem um nível de automação muito alto. Nossa agricultura também continua em expansão. Hoje temos 500 funcionários nas duas fazendas, em Jaguaruana e Russas. A expansão vai incrementar isso”, afirmou.