terça-feira, 21 de março de 2023

Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar criada na Assembleia poderia incluir produtores do agronegócio

Proposta pelo deputado De Assis Diniz (PT), a Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Pecuária e Pesca já está formalmente constituída pelo presidente da Assembleia, Evandro Leitão. 

A frente parlamentar será presidida pelo autor da ideia e terá 22 parlamentares. A expectativa é de que essa frente agrupe também defensores do agronegócio, que está crescendo no Ceará. Muitos pequenos produtores estão fora dos sindicatos da agricultura familiar. 

“Nosso objetivo é facilitar o acesso dos pequenos produtores às inovações tecnológicas para aumentar a produção e utilizar ferramentas adequadas para facilitar o manuseio. Defender junto à sociedade estes produtos, sua regionalização e sua identificação. Além disso, buscar diminuir os custos, valorizar e garantir a comercialização a um preço justo”, declarou o deputado De Assis. 

São várias metas a serem alcançadas como comercializar a produção direto ao consumidor, incentivar a venda nas feiras municipais, certificação dos produtos orgânicos, criar linhas de crédito, tendo como modelo as do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF). “Outra luta importante será pela criação de linhas de crédito para ampliar o uso da energia fotovoltaica para diminuir o custo da energia elétrica na produção (leite, irrigação e ordenha mecânica), para custeio agropecuário, para pequena irrigação, para adquirir implementos agrícolas. Na pesca, fortalecer as colônias dos pescadores artesanais, onde possam guardar seus produtos para comercialização”.