terça-feira, 7 de março de 2023

Deputada Marta Gonçalves eleita presidente da Comissão de Turismo e Serviços da Alece

A deputada Marta Gonçalves foi eleita, nesta terça-feira (07/03), para presidir a Comissão de Turismo e Serviços da Assembleia Legislativa. A comissão, criada na atual legislatura, conta com a participação dos deputados Sérgio Aguiar (PDT), De Assis Diniz (PT), Felipe Mota (União) e Stuart Castro (Avante), que será o vice-presidente. A deputada diz que assume a nova missão com determinação e confiança para realizar um grande trabalho, ao lado dos demais deputados. Afirmou que vai abrir o diálogo com o setor produtivo em busca de políticas públicas que beneficiem o setor, que hoje representa 36% do Produto Interno Bruto do Estado.


Os deputados saudaram a deputada Marta Gonçalves por sua nova missão. O deputado Felipe Mota disse que os membros da comissão têm uma oportunidade ímpar, pois essa é a primeira vez que a Casa Legislativa contará com uma comissão exclusiva para o turismo e para os serviços do Estado. “Vamos fazer um grande trabalho, a deputada Marta tem experiência e o apoio de dois grandes municípios turísticos, o Eusébio e Aquiraz. O prefeito Bruno Gonçalves, por exemplo, está fazendo um grande trabalho de drenagem e pavimentação do Beach Park, o que vem beneficiar com certeza o Turismo, que conta com 52 setores envolvidos”, disse.


O deputado De Assis Diniz ressaltou que o Turismo e o Serviço representam 36% do Produto Interno Bruno do Ceará, “quando estratificamos esses 36% na participação econômica, o Turismo corresponde a 21%. O que isso representa? Na verdade, essa cadeia produtiva precisa ser melhorada, temos o turismo de eventos, o religioso e o de aventura, porém há ainda um déficit muito grande de políticas públicas que deverão ser discutidas nessa comissão. Parabéns a deputada Marta que junto conosco conduzirá os trabalhos em prol do turismo”, pontuou.


O deputado Stuart Castro entende que a Comissão tem como missão dar continuidade a projetos de politicas públicas que venham alavancar os setores. Entende que as políticas devem chegar no interior, nas áreas serranas, do sertão, para alavancar o turismo. “A deputada Marta, com sua expertise e experiencia tem muito a colaborar. Vamos aproveitar a experiencia de vossa excelência e dos prefeitos Bruno e Acilon, que estão à frente de dois grandes municípios turísticos.”, concluiu.


O deputado Firmo Camurça, que é suplente da comissão, também se pronunciou, parabenizando a deputada Marta Gonçalves. “Acreditamos que a senhora com a experiencia, expertise e apoio dos dois prefeitos Bruno e Acilon, vai engrandecer cada vez mais esse debate”, frisou.

Campos temáticos


A comissão tem como campos temáticos a discussão de planos de desenvolvimento, expansão e incremento do turismo; exploração das atividades e dos serviços turísticos; incentivo e integração do setor público, do privado e das comunidades para a otimização das políticas de desenvolvimento do turismo, além de outras matérias relativas à prestação de serviços.