domingo, 12 de março de 2023

Ceará é o primeiro do Nordeste em estudantes beneficiados com o ensino do empreendedorismo

O Ceará encerrou o ano de 2022 como o primeiro Estado do Nordeste e o quinto do País em número de estudantes beneficiados pelo Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Ao todo, 194.059 estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior de todas as regiões do Estado tiveram acesso a conteúdos que visam o desenvolvimento de competências empreendedoras e atitudinais.


Além disso, um total de 5.521 professores de escolas de ensino Fundamental e Médio e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas receberam capacitação do Sebrae/CE para estarem aptos a aplicar as metodologias de educação empreendedora para os diversos públicos contemplados.


Para a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/CE, Monica Arruda, o resultado é fruto de um trabalho desenvolvido em parceria com diversas instituições. “Esse resultado muito nos orgulha por estarmos conseguindo ampliar a escala de atendimento no Estado, por meio das parcerias estratégicas com as Secretarias Municipais de Educação, Secretaria Estadual e IES públicas e privadas. E assim levar conteúdos de empreendedorismo para o currículo da educação básica no Ceará”.


Segundo ela, este resultado ganha ainda mais importância pelos impactos causados pelo programa no que se refere à transformação da vida destes estudantes. “A educação empreendedora ajuda a desenvolver competências atitudinais como autonomia, criatividade, senso de oportunidade, resolução de problemas e trazem impactos no processo de aprendizagem como um todo, além de abrir caminhos de futuro para esse jovem na sua família, comunidade e no futuro desenvolvimento do próprio município”.