segunda-feira, 27 de março de 2023

Caso político inédito: PDT do Ceará olha para o espelho e vê ação que não reconhece governo legitimamente eleito que apoia

O PDT do Ceará tem uma ação de investigação eleitoral contra o governador Elmano de Freitas, sua vice, Jade, o senador Camilo e a ex-governadora Izolda Cela. Principais testemunhas da investigação, os prefeitos negam fraudes nos convênios de obras. O TRE vai julgar a ação, nesta terça-feira (28). 


O caso do PDT contra a coligação liderada pelo PT no Ceará, que venceu a eleição, é inédito na história da justiça eleitoral: o partido que não reconhece a vitória do adversário, mas participa do governo. O PT parece não levar a sério o processo e os dirigentes do PDT que resistem em aderir ao governo. 


O líder pedetista na Assembleia, deputado Guilherme Landim, compara o caso ao grupo petista que resistia em apoiar o governo Cid e até mesmo o governo Camilo. Não se pode comparar. O PT nunca pediu a cassação de Cid ou Camilo. 


É possível que o julgamento final desse processo termine no TSE, em Brasília. Talvez, a paciência do governador Elmano compreenda o comportamento político de um grupo minoritário do PDT, mas politicamente as alianças ficam comprometidas, principalmente para a eleição municipal de 2024.