terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Médico cearense é celebridade da medicina esportiva brasileira e cuida de cidadãos que nunca entraram em campo de futebol ou em uma quadra

O médico José Roberto Barros trabalha do nascer ao pôr do sol e deixa a mais bem equipada e moderna clínica ao escurecer. “Ele atende até 100 pessoas por dia”, explica Camila, assistente do médico. 


O que faz o Dr. José Roberto diferente? A experiência de 16 anos, cuidando de atletas do Ceará e do Fortaleza no futebol, basquete e futsal. Detalhista, ele faz todo o esforço para evitar cirurgias. 


“Defendo o tratamento, sem intervenções, porque o paciente tem vida normal”, explica sua tese. O médico vai além: “Uma pessoa perde 1% de massa por ano, se não fizer musculação. Isso é péssimo para jovens e idosos que não fazem exercício”, diz, olhando para o livro que escreveu, onde ensina a viver com saúde. 



Humilde, alegre, descontraído, mas profundo conhecedor de problemas ortopédicos, sua clínica é um hospital, onde funciona até mesmo uma academia para fisioterapia. 


Falando da carreira de 43 anos de medicina, José Roberto Barros se diverte. “Eu não entendo como um treinador deixa no banco os craques. Só deve ser por problemas físicos e contusão”.