sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Hub de Tecnologia do Ceará se fortalece, com nova estrutura lançada em Fortaleza


O Ceará, cada vez mais, consolida-se como um Hub de Tecnologia. O governador Elmano de Freitas participou, na manhã desta sexta-feira (3), do lançamento do segundo data center da empresa V.tal, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Estiveram presentes o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Salmito Filho; a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado; o superintendente da Empresa de Tecnologia e Informação do Ceará, Valdeci Rebouças; representando a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações, o conselheiro Vicente Bandeira de Aquino Neto; e membros da diretoria da V.tal.



Durante a visita, o governador conheceu a infraestrutura robusta e integrada do data center. O que, segundo ele, representa a ambiência pulsante da conectividade para a geração de empregos e oportunidades no Ceará. “Temos um povo trabalhador com muita vontade de crescer. Nesse data center está a possibilidade de vida melhor para o nosso povo. O futuro implica condições favoráveis para o desenvolvimento sustentável, e o setor de tecnologia é absolutamente vital para o desenvolvimento econômico do Ceará. Para isso, fortaleceremos a parceria”, afirmou Elmano de Freitas, citando a implantação do 5G como estratégica para as áreas de saúde e educação.



Chamado de “Big Lobster”, o novo edge data center está totalmente integrado à Estação de Chegada de Cabos Submarinos (CLS – Cable Landing Station), com redundância de conexão, promovendo maior segurança na transmissão de dados em função de eventuais interferências externas. O novo data center se liga ao outro edge data center da empresa, totalizando um parque com cerca de 7 mil m² de área construída, na Praia do Futuro. A capacidade é superior a 5MW e mais de 600 posições de racks.