quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Assembleia Legislativa homenageia os representantes comerciais do Ceará

O Brasil tem cerca de 500 mil empresas de representação comercial. São aproximadamente dois milhões de trabalhadores de formas diretas e indiretas. Eles contribuem com cerca de 50% do Produto Interno Bruto nacional. É um setor econômico muito competitivo em função do grande número de indústrias fornecedoras, concentradas em polos comerciais e com produtos que devem chegar aos diversos cantos do Brasil. Somente o Ceará são cerca de 12 mil representantes comerciais, além dos trabalhadores nas funções indiretas.


Para homenagear este importante segmento econômico, Assembleia Legislativa do Ceará realiza sessão solene para celebrar o Dia Estadual do Representante Comercial. A solenidade será realizada nesta sexta-feira, dia 10/02,  às 10h, no Plenário 13 de Maio, atendendo a requerimento do deputado Sérgio Aguiar (PDT).


Criado pela Lei Estadual nº 18.123, promulgada em 23 de junho de 2022, e publicada no Diário Oficial do Estado em 24 de junho de 2022, o Dia Estadual do Representante Comercial será comemorado anualmente em 8 de fevereiro. A data escolhida se refere ao dia em que foi fundado o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará (CORE-CE), em Fortaleza, no dia 8 de fevereiro de 1966, a partir da Lei 4.886, de 9 de dezembro de 1965. Aliás, esta lei foi uma propositura do próprio deputado Sérgio Aguiar.


“Tendo como objetivo a valorização da categoria, o conselho de fiscalização profissional é como um órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador da profissão do representante comercial, zelando pelo cumprimento da Lei e coibindo aqueles que atuam de forma irregular”, informa o deputado Sérgio Aguiar.


Na solenidade serão homenageados com entrega de certificados os representantes comerciais Beneditto Paracampos Júnior, Danilo Farias, Nertan de Melo Ribeiro, José do Egito Frota Lopes Filho, Orlando Pontes Magalhães e Fernando Robson Timbó Silveira.