domingo, 15 de janeiro de 2023

Referência na Educação Básica, Milhã receberá diretores e coordenadores de Mato Grosso do Sul para intercâmbio


O ranking brasileiro da educação básica passa pelo Ceará. Com pontuação acima da média nacional, o município de Milhã, distante 300 quilômetros de Fortaleza e com pouco mais de 13 mil habitantes, está sendo case para Deodápolis, em Mato Grosso do Sul, que enviará um grupo de diretores e coordenadores para participar da Semana Pedagógica, de 23 a 25 de janeiro. Os oito gestores se juntarão aos 120 professores, numa imersão pautada nas melhores práticas pedagógicas e na troca de experiências.
 


Milhã ocupa o 3• lugar no ranking brasileiro do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), com pontuação 6,6. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a pontuação é ainda maior: 8,6 nos anos iniciais e 6,3 nos anos finais (dados de 2021). Com 2.303 alunos matriculados, segundo o Censo Escolar 2022, Milhã teve zero reprovação e abandono. Um dado importante para o município, tendo em vista o retorno gradual das aulas presenciais após as restrições devido à pandemia da Covid-19, quando as dificuldades foram enormes para manter o cronograma de ensino à distância.


“Há vários anos, temos nos destacado em relação aos índices educacionais, aparecendo sempre no cenário estadual e nacional por apresentar resultados significativos. Milhã tornou-se referência para vários municípios cearenses e também de outros estados”, comemora o secretário de Educação, Renato Pinheiro. Ele explica que, em agosto de 2021, o prefeito Valdir Luiz Sartor e o secretário de Educação de Deodápolis, Adriano Pimentel, estiveram pela primeira vez no município.


Munidos de informações e materiais disponibilizados pela gestão de Milhã, diretores e coordenadores de Mato Grosso do Sul participarão presencialmente desse intercâmbio educacional, sob a gestão do prefeito Luiz Alan Pinheiro Macêdo e do secretário da pasta, Renato Pinheiro. “Quero parabenizá-los pelos altos índices do Ideb, colocando Milhã como referência nacional na qualidade do ensino da educação básica”, expressou Adriano Pimentel, em ofício confirmando a participação de sua equipe na Semana Pedagógica de Milhã.


Cabe destacar, ainda, que todos os professores efetivos de Milhã são pós-graduados e passam por formações contínuas disponibilizadas pelo Estado e Município. “Essa constante busca por formação, aliada aos investimentos que hoje vêm sendo feitos, equipando e dando suporte às nossas escolas, são um diferencial à parte que torna possível desempenhar um trabalho de qualidade e, consequentemente, a busca por resultados ainda melhores para o nosso município”, pontua Renato Pinheiro.


Educação regional como referência para o país


O evento significa muito mais que um intercâmbio e aprendizado entre educadores, pois trata-se de uma ação para reforçar o potencial intelectual de uma região socioeconômica  menos favorecida, em relação às demais regiões, mas com inúmeros talentos e resultados acima da média do país. A Semana Pedagógica de Milhã possibilitará que os docentes sul-mato-grossenses levem para seu estado a metodologia da educação pública e básica milhãense, que tem demonstrado claro sucesso, especialmente contra a deserção escolar. Nesse sentido, o evento servirá também para unir educadores das duas regiões do país, ajudando a promover o exemplo de uma cidade com pouco mais de 13 mil habitantes no sertão-central cearense.