terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Parque Urbano da Lagoa do Opaia passará por reforma e ganhará novos equipamentos de lazer e entretenimento

A Lagoa do Opaia, importante reserva ambiental e espaço de comércio e lazer de Fortaleza, será reformada e qualificada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), durante os próximos 12 meses. As obras já estão em andamento, com os primeiros trabalhos de campo, e incluirá ampla reestruturação de equipamentos atuais, com inclusão de novos recursos para a população. A assinatura da Ordem de Serviço foi feita nesta segunda-feira (16/01), pelo prefeito de Fortaleza em exercício, Élcio Batista, acompanhado da secretária da Seuma, Luciana Lobo, e do secretário da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias.


O investimento da obra é de R$ 16,5 milhões, com recursos do Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), via Banco Mundial. O Parque Urbano Lagoa do Opaia, ao término das obras, terá novos passeios em piso intertravado, ciclovias, rampas de acessibilidade, nova iluminação, nova sinalização e paisagismo, com o plantio de espécies arbóreas e arbustivas, em respeito à biodiversidade local. Para a prática esportiva, contará com quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia, campo de futebol em grama sintética, pista de corrida, academia para a terceira idade e de musculação, pista de skate e espaço para jogos de tabuleiros.


Os ambientes de lazer e convivência serão reforçados com caramanchões, playground infantil, espaço para piqueniques, novos mobiliários urbanos, cachorródromo, boxes Mulheres Empreendedoras, além de nova sede administrativa da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor). A Seinf será responsável pelas obras no espaço.

Localizado entre os bairros Aeroporto e Vila União, o Parque Urbano Lagoa do Opaia possui área total de 310.748,17 m², com espelho d’água de aproximadamente 116.970,74m². No local pode-se apreciar flora formada por espécies nativas e exóticas, com mata ciliar do recurso hídrico composta por árvores, arbustos e gramíneas. A construção da praça data da década de 1970, período em que houve uma obra de revitalização no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Desde então, se consolidou como um importante recurso de lazer, prática esportiva e convivência dos moradores da região.


Para o prefeito em exercício, Élcio Batista, a reforma da Lagoa do Opaia se consolida dentro de um pacote de investimentos que a Prefeitura vem realizando para a restauração de espaços abertos. “Esta é uma área muito importante de Fortaleza, e a obra vem para fortalecer o conjunto de transformações que a cidade está passando. A população poderá se apropriar da lagoa para o lazer, e temos como intuito o equilíbrio entre a sociedade e a natureza, não apenas reduzindo as desigualdades espaciais e econômicas, mas também preservando nossos recursos ambientais.