terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Márcio Gutiérrez é empossado como novo chefe da Polícia Civil do Ceará

“Eu quero ter a honra que, daqui a quatro anos, eu e Jade (Romero, vice-governadora) dizermos que recebemos a Polícia Civil avançando e nós entregamos uma nova Polícia Civil para o Ceará mais fortalecida, com mais pessoas, mais condições de trabalho para enfrentar as organizações criminosas e o crime em geral”. Com essas palavras, o governador Elmano de Freitas iniciou o seu discurso na solenidade de transmissão do cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), na manhã desta terça-feira (31), na sede do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Fortaleza. A solenidade contou ainda com a presença da vice-governadora Jade Romero, da cúpula da Segurança Pública, de oficiais e outras autoridades.


Em seu primeiro discurso à da Polícia Civil, o novo delegado-geral falou da emoção de uma trajetória de serviços na PC-CE. “Compartilho com todos os presentes o orgulho e a honra de poder chefiar uma instituição tão importante como a Polícia Civil. Assumo hoje com o mesmo entusiasmo do início da minha carreira, o cargo de Delegado-Geral. Sei que a missão demanda sacrifício, esforço, dedicação e, acima de tudo, compromisso com a sociedade. Isso, não hesitarei em entregar”, disse Márcio Gutiérrez.



Reconhecendo exatamente o trabalho dos policiais civis e o esforço em seu dia a dia, Elmano de Freitas pontuou, em sua fala, que continuará investindo na valorização dos policiais civis e na busca constante de ampliação da Polícia Civil. “Vocês sabem que tem concursos em andamento, e que eu vou dar continuidade, mas o primeiro concurso deste governador será o da Polícia Civil. Nós sabemos o que era a Polícia Civil do Ceará, as dificuldades de atuação dos policiais. Eu sou advogado, eu sei o que era uma delegacia onde o delegado mais cuidava de presos do quê fazia inquéritos. Eu sei a dificuldade salarial que nós tínhamos e ainda temos, mas é diferente da situação que tínhamos anos atrás. Mas temos que ter a compreensão que o quê conquistamos até aqui, ainda temos muito a conquistar”, disse.

Ele ainda reforçou o compromisso com as Forças de Segurança do Ceará e falou sobre o aumento do efetivo da Polícia Civil. “Eu tenho a absoluta compreensão da necessidade de reposição do efetivo das forças de segurança do Ceará. Mas, no caso da Polícia Civil, é muito mais que repor o contingente. É necessário ampliar. É ter uma Polícia Civil muito maior. Os dados e as evidências nos apontam que esse caminho trará resultados muito mais significativos para a sociedade cearense”, pontuou o chefe do executivo estadual, sendo saudado pelos presentes que ouviam atentamente o discurso.


O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, reforçou a importância do fortalecimento da investigação policial e a integração entre as forças de segurança do Estado, com destaque para a atuação da PC-CE. “Tenho certeza de que o dr. Márcio fará uma grande gestão frente a Polícia Civil e continuará dedicando empenho para o fortalecimento da instituição”, disse o secretário.