terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Investimento próprio e visão de futuro: prefeito de Pedra Branca busca soluções criativas para investimentos em educação

Capacidade de investimento próprio, de iniciativa e projeto do município, é um luxo que poucos lugares possuem no Brasil. O município de Pedra Branca possui essa vantagem. A situação acontece graças ao atual gestor, Matheus Góis. Filho da maior liderança de Pedra Branca, Antônio Góis, Matheus herda do pai a capacidade de administrar e o carinho por seu município. O prefeito vem se destacando por sua visão estratégica e empresarial, levando eficiência ao trabalho público.

Matheus demonstra visão de curto prazo, por entender que as pessoas precisam de problemas resolvidos com certa urgência. Mas, também, aposta no médio e longo prazo, como é o caso do investimento em educação, que vem sendo financiada pelo próprio município, e construída em parceria com a sociedade.  

Há uma escola, chamada Francisco Ferreira de Pinho, que foi reformada e funciona junto com o centro pastoral da Igreja Católica de Pedra Branca. A Igreja Católica é uma instituição que possui ampla experiência educacional, pois fundou as primeiras universidades e escolas no mundo. Contar com uma instituição desse porte, e não abrir mão da responsabilidade, é uma iniciativa original, além de uma solução eficiente. 

Não para por aí

Para a ampliação de algumas escolas, a prefeitura de Pedra Branca passou a comprar casas ao lado dos prédios educacionais. A medida não é apenas com o objetivo de aumentar os espaços físicos, é para dar condições dos profissionais exercerem seu melhor, além dos estudantes aprenderem com o conforto necessário na fase inicial da educação, a mais importante.

O legado do investimento em educação muitas vezes não é medido da forma correta. Outras vezes é visto como gasto, porém, o retorno desse verdadeiro investimento que o prefeito Matheus Góis faz atualmente ficará para a posteridade, e deixará sua marca no município e na região.