segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Índio cearense Tapeba, que é vereador em Caucaia, será secretário de Saúde Indígena nomeado por Lula


Weibe Tapeba, vereador de Caucaia, foi nomeado Secretário Especial da Saúde Indígena (Sesai). Weibe, como primeiro indígena a assumir a pasta, fará parte da reestruturação da secretaria, que é central para a vida dos povos indígenas e foi deixada de lado durante o governo Bolsonaro.

De acordo com comunicado exposto nas redes sociais da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), “na atual conjuntura de recontrução das políticas publicas do Brasil, é necessário garantir que as demandas dos povos indígenas na área da saúde sejam atendidas e que esse processo de construção seja pautado pelo diálogo e participação social”. Visto isso, a Apib reconheceu a nomeação de Tapeba como estratégica.

Além de ser parte de uma liderança do Estado do Ceará, como vereador de segundo mandato pelo município de Caucaia, Weibe Tapeba, também, é advogado e atuante nas construções das políticas da saúde indígena, há anos, considerado, assim, capaz de reconduzir a saúde indígena para o seu papel de proteção da vida.

Ainda no comunicado, a Apib posiciona “a participação do Grupo de Trabalho sobre povos indígenas no Governo de Transição de Lula e a colaboração com os primeiros debates sobre a refundação da Sesai, Funai e do novo Ministério dos Povos Indígenas.”