sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Em menos de três meses, a Prefeitura de Caucaia recuperou mais de 300 km de estradas vicinais

Caucaia tem mais de 70% de zona rural e, para garantir o direito de ir e vir das comunidades rurais, a prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem garantido o serviço de recuperação das estradas vicinais. Ao todo, o município possui mais de 540 km de vias na zona rural, e, no último trimestre, já foram recuperados mais de 300 km.

 

De acordo com a SDR, a recuperação e revitalização das estradas vicinais acontecem pelo menos duas vezes ao ano. O serviço conta com equipamentos, de motoniveladora, retroescavadeira, pá-carregadeira, caçamba e caminhão-pipa. As comunidades das regiões da Camará, Umburanas, Poço Verde, Lagoa dos Caetanos, Deserto, Serra da Conceição, Tucunduba, Corrente, Ipú, Carauçanga, Muquém, Água Boa, Brasília e Bom Princípio Velho já foram agraciadas com o serviço.


“A recuperação de estradas através da patrolagem é um serviço muito importante para liberar o acesso do transporte público e escolar nas comunidades da zona rural. Com esse serviço, que é feito antes e depois do inverno, muitas comunidades vão ter a qualidade de vida e o direito de ir e vir assegurados. Além das estradas vicinais da região próxima a BR-020 e BR-22, a localidade do Cauípe também já foram beneficiadas", garantiu o secretário da SDR, Sebastião Conrado.

 

Para a assistente administrativa Nadir de Sousa, que é moradora da comunidade de Camará, o serviço de recuperação das estradas significa dignidade e respeito com os moradores. “Eu moro aqui há muitos anos e sei bem como esse serviço é importante, principalmente na quadra invernosa, que deixa o acesso bem complicado. Com o serviço de recuperação da estrada, o benefício principal é o acesso para os trabalhadores e para os jovens que estudam e precisam do transporte escolar. Muitos moradores trabalham no centro de Caucaia e até de Fortaleza e por isso precisam ter acesso fácil e rápido. Eu fico muito agradecida pelo serviço”, destacou a moradora da comunidade Camará. 


Atendimento 


Para requerer o serviço, o cidadão deve fazer um requerimento de serviço na SDR e preencher o formulário por escrito. A SDR informa que o solicitante receberá um retorno em até 24 horas.