quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Deputado Audic Mota discute emenda parlamentar impositiva no Orçamento Público em dissertação apresentada na Unifor

Advogado e deputado estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Audic Mota possui uma carreira consolidada na política cearense. Ele defendeu, no último dia 10 de janeiro, a dissertação de mestrado “Análise sobre a obrigatória execução orçamentária das emendas parlamentares individuais no estado do Ceará” pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. 


A dissertação foi desenvolvida na área de concentração de Direito Público, na linha de pesquisa em Direito Constitucional Público e Teoria Política e na esfera do grupo de pesquisa Relações Econômicas, Políticas, Jurídicas e Ambientais na America Latina – REPJAAL. Estiveram presentes na banca examinadora a professora doutora Gina Pompeu, que orientou o trabalho; a professora doutora Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini; e o professor doutor Marcus Maurício. 


Conforme Audic Mota, o interesse pelo tema surgiu a partir da própria vivência parlamentar após oito anos como deputado estadual. “Durante todos esses anos, defendi a bandeira de prerrogativas do Poder Legislativo e de adequação ao texto constitucional federal”. Ou seja, o político defende que a execução orçamentária dos estados, declarada na Lei Orçamentária Anual (LOA), esteja adequada à Constituição. 


Por trazer para a academia algo da própria vivência profissional, o parlamentar concilia teoria e prática na seara da função legislativa do Estado, conforme salienta a professora e orientadora da dissertação, Gina Pompeu. 


“Audic Mota agrega ao estudo do Direito Constitucional a sua experiência enquanto detentor de mandato parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A dissertação apresentada sobre as emendas parlamentares individuais revela uma lacuna legislativa que visa determinar um valor financeiro mínimo, indicado pelo parlamentar eleito, a ser concretizado com ações do Executivo, previstas com a dotação orçamentária. Nesse sentido, todo direito tem um custo, e o parlamentar sabe quais são as carências dos seus eleitores e comunidades, assim, por meio das emendas parlamentares individuais, poderia apontar recursos específicos diante dos percentuais previstos na Constituição”, explica a docente.