quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Ciadi recebe visita da primeira-dama do Estado, Lia Freitas

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa recebeu, esta semana , a visita da primeira-dama do Estado do Ceará, Lia Freitas.


Inaugurado em maio de 2021, o centro realiza atendimento com crianças de dois a 12 anos e adolescentes de até 16 anos com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças de dois a sete anos com síndrome de Down dependentes dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e comunidade do entorno. Iniciativa vinculada à Presidência da Alece e às ações da primeira-dama do Legislativo, a fonoaudióloga Cristiane Sales Leitão, o centro é formado por equipes multidisciplinares.


A primeira-dama Lia Freitas, que conheceu as instalações do prédio e os projetos desenvolvidos pela equipe técnica da área, destacou a importância da estrutura para a sociedade cearense. “Estou muito feliz em visitar o Ciadi e saber que a Assembleia tem essa estrutura disponibilizada para as crianças com transtorno do espectro autista e síndrome de Down. A gente vai levar essa experiência da Casa para o Governo do Estado”, comentou.


A coordenadora do Ciadi, Saskia Vaz, falou sobre as ações desenvolvidas pelo centro. “No período de um ano de funcionamento, realizamos mais de 16 mil atendimentos. As crianças são acompanhadas de forma individualizada. Iniciamos também um projeto para acompanhar adolescentes. Esse acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar que é de grande importância para o desenvolvimento”, assinalou.

Para o orientador de célula Bráulio Costa, a visita da primeira-dama é mais uma forma de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo centro. “A visita da Lia fortalece a nossa prática. Fortalece a nossa política e nos leva a pensar isso em nível estadual, coletivo, para o Estado inteiro, e que o Ciadi se torne um movimento de cuidado”, observou.


O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil da Alece conta com assistentes sociais, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de educação física e musicoterapeutas.

A estruturação da Célula de Psicopedagogia busca viabilizar a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos atuando nas relações com a aprendizagem, colaborando para o desenvolvimento humano e para a saúde mental dos indivíduos. As instalações são totalmente adaptadas para atender o seu público dentro de uma infraestrutura segura e equipada.