sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Ceará completa dois anos de vacinação contra covid-19 com mais de 24 milhões de doses aplicadas


A técnica de enfermagem Silvana foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 no Ceará, em 18 de janeiro de 2021

Silvana atua no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) desde o início da pandemia, quando a unidade hospitalar foi solicitada e reestruturada pelo Governo do Ceará para atender pessoas com os casos mais graves da doença. O Helv tornou-se referência em atendimento e, atualmente, integra a rede pública estadual de saúde de forma permanente.


O Hospital alcançou, no período de outubro de 2020 a dezembro de 2022, a marca de 13 mil procedimentos cirúrgicos realizados nas áreas de Otorrinolaringologia, Urologia, Ortopedia, Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Além disso, foram realizadas mais de 29 mil consultas ambulatoriais. Hoje, mais de 1.100 profissionais de diferentes áreas atuam no equipamento, compondo equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento à população cearense.

Sobre a covid, o atual cenário epidemiológico no Ceará mostra controle, segundo o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, que realizou reunião na manhã desta quinta-feira (19). O estado registra baixo número de casos e óbitos, o que demonstra que o quinto ciclo da doença chegou ao fim.



Após a reunião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou, em publicação nas redes sociais, “que o uso de máscaras deixa de ser recomendado para locais fechados com aglomeração e nos transportes coletivos. A recomendação continua apenas para idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e, principalmente, todas aquelas que estejam com sintomas gripais. O uso continua a ser obrigatório nas unidades de saúde”, escreveu o governador. As medidas começarão a vigorar a partir da publicação do novo decreto.