segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

800 novos professores são empossados para fortalecer a rede estadual do Ceará

A solenidade de posse de 800 novos professores ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, nesta segunda-feira, 9, com a presença do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora Jade Romero; da secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela; da secretária da Educação, Eliana Estrela; da titular do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ada Pimentel; e outras autoridades.


O Governo do Ceará convocou todos os aprovados no último concurso da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para as 2.500 vagas ofertadas para provimento imediato, de acordo com as orientações do edital que regulamentou o certame, além de 800 aprovados no cadastro de reserva. Com isso, já são 3.300 convocados. Ao todo, são mais de 13 mil professores efetivos na rede estadual.



Em primeira palavra aos professores como governador do Ceará, Elmano de Freitas reforçou o compromisso com a educação em tempo integral e a valorização dos profissionais da rede estadual. “Nós temos orgulho de todo o trabalho que foi feito na educação do Ceará. A minha missão é fazer a educação do Ceará cada vez melhor. Nós vamos ocupar, com muita competência, dedicação e amor à juventude, a escola pública cearense. Está em nossos corações e mentes gerar o maior número de oportunidades para a nossa juventude. Por isso, nós queremos todas as nossas escolas em tempo integral, com tempo qualificado e condições de trabalho para professores. Isso permite que sonhos de famílias inteiras se realizem” afirmou.


Também presente na solenidade, Eliana Estrela, titular da Seduc, explicou que os profissionais já vão atuar a partir do dia 23 de janeiro, com oficina pedagógica. “Novos profissionais para um time que é valoroso e aguerrido, que cuida, zela e educa nossas crianças e jovens. Competência têm de sobra”, complementou.


Além dos componentes curriculares do Ensino Médio e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), os professores exercerão atividades relacionadas à base diversificada do currículo, tais como: Projeto Professor Diretor de Turma; Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS) entre outros.


A posse nesta segunda-feira (9) cumpre o compromisso assumido pela ex-governadora Izolda Cela e pelo atual governador, Elmano de Freitas, que divulgaram a data no dia 26 de dezembro de 2022. A convocação, em setembro, e a nomeação dos profissionais aconteceu em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).