segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Veículos e profissionais de Comunicação da Assembleia vencem 1º Prêmio Sintaf de Jornalismo Destaque


Equipes do Portal do Servidor, da TV Assembleia e da Rádio FM Assembleia 96,7, que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Ceará, conquistaram prêmios em três das quatro categorias do 1º Prêmio Sintaf de Jornalismo, realizado nesta sexta-feira (16/12), na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). A premiação trouxe ao centro do debate “O presente e o futuro do fisco estadual cearense”.

Em sua primeira edição, o 1º Prêmio Sintaf de Jornalismo distribuiu R$ 24 mil entre os primeiros lugares das quatro categorias previstas em edital: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo. Os segundos lugares em cada categoria receberam o certificado de participação; já os primeiros lugares, além do certificado, receberam o troféu do SintafJor e um “checão” representando o prêmio em dinheiro.

Webjornalismo

A série de reportagens “Combate à Pobreza – Leis e Avanços” conferiu ao Portal do Servidor da Alece o primeiro lugar na categoria Webjornalismo. A série, de autoria compartilhada, foi produzida por Salomão de Castro (coordenação, textos e edição) e equipe composta por Paulo Veras e Júlio Sonsol (produção e textos) e Julyana Brasileiro (apoio técnico e revisão), sobre a legislação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e seus avanços ao longo de 19 anos.

“Foi um tema que motivou a equipe e um dado recente acabou fortalecendo essa nossa construção: a divulgação da síntese de indicadores sociais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrando que 62 milhões de brasileiros continuam em situação de pobreza. Fazendo um comparativo, é um número maior do que a votação do presidente eleito, Lula. Temos muito ainda a avançar nessa área. Valorizo aqui o empenho de toda a equipe nesse projeto e desejo que o prêmio cresça e se fortaleça cada vez mais”, destacou Salomão em discurso de agradecimento, acompanhado de Júlio Sonsol, Julyana Brasileiro e Virgínia Bastos, que integram a equipe do Portal do Servidor.

Telejornalismo

O primeiro lugar na categoria Telejornalismo foi concedido à equipe da TV Assembleia, coordenada pela jornalista Suely Frota. A série de reportagens destacou o tema “Equilíbrio fiscal nos municípios cearenses”, com foco no trabalho desenvolvido pela Fundação Sintaf. “O tema foi desafiante, mas muito prazeroso. Espero participar de todas as premiações. Parabéns a todos nós, que após todo esse período tenebroso chegamos até aqui”, comemorou Suely, acompanhada de Félix Magalhães, que integrou a equipe responsável pelo conteúdo.

A série de reportagens “Equilíbrio fiscal nos municípios cearenses” teve produção de Suely Frota, reportagens e edição de texto Cibele Couto, edição de imagens de Ribamar Júnior, artes e drone Daniel Cardoso e imagens de Reginaldo Silva, além de Félix Magalhães como motorista.

Radiojornalismo

A Rádio FM Assembleia foi agraciada com o segundo lugar na categoria Radiojornalismo, com a série de reportagens “Educação Fiscal: Caminho para o Exercício da Cidadania”, produzida por Rafael Veras e equipe.

A série de reportagens especiais "Educação Fiscal: Caminho para Exercício da Cidadania" destacou a importância de ações governamentais de educação fiscal entre a sociedade civil. Em três reportagens, o material buscou aproximar o contribuinte cearense de um assunto que parece difícil e distante, mas que faz parte do dia a dia de todos nós. A equipe foi composta por Rafael Veras (produção e narração), Rafael Luis Azevedo (edição de texto), Jorge Luiz (edição de áudio), Ronaldo César e Gilson Lima (sonoplastia).