sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Sarto cobra atuação da SSPDS contra roubos de cabos e fios, que têm prejudicado funcionamento de semáforos em Fortaleza


O prefeito de Fortaleza José Sarto cobrou, na manhã desta sexta-feira (2/12), medidas mais enérgicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para coibir roubos e furtos de cabos e fios, que têm prejudicado o funcionamento de semáforos em cruzamentos da Capital. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), somente hoje, foram registradas 19 ocorrências de semáforos com defeito na Cidade, sendo que outros 9 já estavam sem funcionar.

“Nós já nos comunicamos com a Secretaria da Segurança Pública, porque cabe ao Governo do Estado prender os criminosos. A gente está repondo (os cabos e fios), tendo prejuízos enormes. Nossas equipes da AMC e da Secretaria de Conservação já fizeram muitos contatos com a Secretaria da Segurança Pública, mas a gente precisa tomar uma medida mais enérgica, pra que a gente não prenda apenas aquele cara que está ali apenas para furtar o fio para às vezes trocar por droga. A gente precisa chegar no receptador, que é o grande negócio”, afirmou Sarto.

Balanço

A AMC registrou, até novembro de 2022, 1.198 ocorrências de furtos de semáforos. O número supera as ocorrências de todo o ano de 2021, quando foram registradas 439 ações criminosas do tipo. Neste ano, foram furtados 157 km de cabeamento de semáforos, o que gerou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2,159 milhões.