domingo, 18 de dezembro de 2022

Ricardo Cavalcante recebe a governadora Izolda Cela, o ex-governador e senador eleito, Camilo Santana, e o governador eleito Elmano de Freitas, em tradicional almoço, na Casa da Indústria

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, nesta sexta-feira (16/12), a Governadora do Ceará, Izolda Cela, o ex-Governador e Senador eleito, Camilo Santana e o Governador Eleito, Elmano de Freitas, para o tradicional almoço na Casa da Indústria. 
Na ocasião estiveram presentes o Prefeito de Fortaleza, José Sarto; a Vice-Governadora eleita do Ceará, Jade Romero; os ex-Presidentes da FIEC, Beto Studart, Roberto Macedo, Fernando Cirino Gurgel e Jorge Parente; o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, os Vice-Presidentes, André Montenegro, Roseane Medeiros e Jaime Bellicanta; o Diretor Administrativo, Luiz Esteves; o Diretor Financeiro, Edgar Gadelha; a Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Desembargadora Nailde Pinheiro; o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), Valdomiro Távora e o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALEC), Evandro Leitão.
Também marcaram presença o Senador Júlio Ventura; o Desembargador Cid Marcone ; o Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Abelardo Benevides; o Presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique;   o Presidente da OAB, Erinaldo Dantas;   o Presidente da Aprece, Júnior Castro; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará e Líder do Fortalecimento Sindical da FIEC, Dana Nunes; o Diretor de Inovação da FIEC e Presidente do SIMEC, Sampaio Filho; a Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota; o Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares; o Presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, além dos Presidentes de Sindicatos; autoridades dos poderes Legislativo,  Executivo e Judiciário;  personalidades do universo acadêmico;  lideranças empresariais da indústria, do comércio, do transporte, do agronegócio e dos serviços; profissionais da imprensa entre outros convidados.

O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, iniciou o evento destacando a importância histórica de Izolda Cela à frente do poder executivo estadual. “Governadora, saiba que todos nós, cearenses, temos muito orgulho pela oportunidade de conviver com a primeira mulher eleita para governar o Ceará. A sua história de vida é um exemplo de dignidade e cidadania que nos enche de esperança e crença no futuro”, disse. 
O Presidente da FIEC ressaltou ainda a produtiva parceria com o Governo do Estado, na execução de importantes ações que fomentam o desenvolvimento e o protagonismo do Ceará em diversos setores, como educação, tecnologia e energias renováveis. “Nos anima seguir trabalhando pelo desenvolvimento do Ceará o fato de, ao longo dos últimos tempos, o PIB do nosso estado está evoluindo sempre acima da média nacional, e saber que a nossa indústria é corresponsável por este crescimento. As perspectivas para o futuro são ainda mais animadoras, com a modernização dos setores tradicionais da nossa indústria e a consolidação dos setores emergentes como energias renováveis, economia do mar e economia digital. Nós, industriais cearenses, temos consciência do nosso papel como agentes de transformação social e como importante vetor da cidadania. Certamente, está aí a razão maior de, ao longo desses anos todos, termos caminhado lado a lado com o Governo do Ceará, na promoção do desenvolvimento sustentável do nosso estado. O nosso empenho na consolidação do Hub de Hidrogênio Verde, é exemplo desse compromisso”, completou.

Em seguida, realizou-se a entrega da placa de homenagem ao ex-Governador e Senador Eleito do Ceará, Camilo Santana, em reconhecimento ao legado exitoso. 

Camilo iniciou sua fala cumprimentando o Presidente da FIEC, “quero cumprimentar um amigo, que passei a admirá-lo pela nossa aproximação, por nossas parcerias, pela sua liderança, pela forma de enxergar o futuro e ter um olhar promissor para o Ceará, meu amigo Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará”, enfatizou.

“Eu sou daqueles que acreditam que o Ceará, hoje, é uma referência para o Brasil. Sempre teremos divergências, em todos os setores. Mas devemos nos unir com um único objetivo: fazer com que o estado do Ceará possa crescer e gerar oportunidades para o nosso povo. Este é o nosso desafio, nosso chamamento que quero fazer ao setor produtivo, ao setor público, à academia e ao setor das organizações sociais. Nosso estado tem um potencial gigantesco: é o hidrogênio verde, a matriz energética, o turismo, o HUB energético, o HUB tecnológico, o HUB portuário, o HUB aeroportuário. Somos um povo criativo, resiliente, trabalhador. Portanto, nos unamos, para que possamos sempre trabalhar pelo nosso estado”, finalizou o Senador eleito, Camilo Santana.

Ainda durante o evento, foi entregue ao Governador Eleito do Ceará, Elmano de Freitas, o Livro “Plataforma para o Desenvolvimento Industrial do Ceará 2023”, publicação que registra os eixos estratégicos para garantir a melhoria contínua para o setor industrial cearense. “Estamos entregando, hoje, ao governo do Estado e a toda a sociedade cearense, uma nova versão da Plataforma para o Desenvolvimento Industrial Cearense 2023. Criada a partir do diagnóstico da realidade da indústria cearense, a Plataforma firma pilares e eixos sobre os quais deve se assentar o nosso desenvolvimento, e indica um conjunto de propostas coerentes com o futuro que queremos”, declarou Ricardo Cavalcante.

Elmano, cujo mandato inicia em 2023, agradeceu o convite da FIEC e, no discurso realizado à frente da plateia na Casa da Indústria, confirmou o tom que pretende dar à gestão, como continuidade da parceria já instituída entre o poder público e o empresariado. “Tenho a compreensão de que quem efetivamente tem a capacidade de gerar emprego e renda para o povo na sua ampla maioria são os empreendedores que investem na economia do Ceará. O Ceará mais do que nunca precisa dos senhores e das senhoras para desenvolver o estado. Contem com o nosso governo, que vai iniciar daqui há pouco, para uma parceria mais próxima e com muito diálogo, com muita colaboração”, disse o Governador eleito.

Elmano lembrou o equilíbrio fiscal que dispõe o estado, a oportunidade de investimentos no Estado a partir do HUB de hidrogênio verde durante a transição energética que se avizinha e avaliou que fará o possível para movimentar a economia a partir da geração de emprego, trabalho e renda para a população. “Podem ter certeza que o caminho que eu quero trilhar é um caminho de mãos dadas com aqueles que colocam, investem e correm o risco ao investir. Eles terão no Estado do Ceará absoluta segurança de ter um parceiro seguro, leal, aberto, pois o que o povo do Ceará precisa é de emprego e oportunidade, e essa oportunidade é dada quando o Governo do Estado e o setor produtivo oferecem isso”, acrescentou. 
Em seguida, os convidados assistiram ao vídeo do coral Vozes da Liberdade, formado por internas do sistema prisional. Há mais de 4 anos o Sistema FIEC firmou parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Administração Prisional (SAP), com o objetivo de qualificar e capacitar internos do sistema prisional. 
Hoje, mais de 19 mil internos de todo o sistema prisional estão devidamente qualificados e capacitados pelos cursos oferecidos pelo SESI e SENAI Ceará e o Programa Sou Capaz tem contribuído diretamente para o programa de industrialização das penitenciárias cearenses.

Ainda durante a solenidade, a Governadora Izolda Cela recebeu, das mãos do Presidente Ricardo Cavalcante e da sua esposa, Rosângela Cavalcante, uma justa homenagem em alusão ao trabalho ímpar que Izolda realiza na educação do Estado, tornando-se uma fonte de inspiração para todos os cearenses que acreditam na educação como instrumento de elevação da sociedade.

A Governadora ressaltou o que acredita ser uma das características principais dos últimos anos de gestão: a valorização das parcerias. Segundo ela, “a parceria com a FIEC é uma que eu considero muito importante, tanto na dimensão no que diz respeito ao desenvolvimento do Estado, quanto nas ações voltadas para este Ceará que todos nós queremos, o qual seja mais rico e com mais equidade”, disse.

Izolda lembrou ainda das ações-base do Sistema S, como a educação, a saúde e as diversas áreas que a FIEC se dedica e se compromete a estudar e a gerar dados importantes. Ela lembrou que as atividades realizadas pela Federação auxiliam setores do Governo do Estado, tais como as parcerias implementadas especialmente durante o período mais sensível da pandemia de covid-19, cujo resultado foi a criação do capacete Elmo.