quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Prefeitura de Quixadá pretende realizar o maior investimento de sua história ao instalar moderno Complexo Educacional no prédio da Faculdade Cisne


A Prefeitura de Quixadá, na gestão do prefeito Ricardo Silveira, pretende fazer, nos próximos meses, o maior investimento de sua história na área educacional, melhorando a qualidade do ensino para as crianças da rede pública municipal e ampliando a oferta de serviços a alunos e professores. 

O município, por meio da Secretaria de Educação, apresentou uma Carta de Intenção de Funcionamento dos equipamentos sociais ligados à Secretaria Municipal da Educação no prédio do Campus Universitário da CISNE. Em uma área que corresponde a mais de 58.000m² e quase 11.000m² construídos, o município pretende instalar um grande Complexo Educacional de Quixadá com a instalação de diversos serviços. 

No local, seria instalada uma Escola Municipal de Tempo Integral para alunos do 6º ao 9º ano com espaço escolar adequado (blocos didáticos com salas de aulas climatizadas, biblioteca escolar, banheiros, salas para diretoria e coordenações escolares, cozinha, refeitório, além de laboratórios de ciências e informática. 

No Complexo Educacional de Quixadá, também passaria a ser ofertado Atendimento Educacional Especializado em Psicologia e em Psicopedagogia, dando toda um acompanhamento dos alunos da rede pública municipal. 

Passariam a funcionar também no local a Biblioteca Pública Municipal que passaria a ter o seu acervo todo de forma eletrônica, a sede da Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Formação para os profissionais da educação e da administração pública, sendo esse um local de extrema necessidade para a formação continuada dos profissionais do serviço público municipal, contando com salas de aula devidamente equipadas e climatizadas. Alunos e professores passariam ainda a ter acesso a dois auditórios, espaços de de extrema necessidade para a realização de grandes e pequenos eventos, reuniões e atendimento das demandas da administração pública. 

O município instituiu uma comissão para avaliar toda a área que passaria a compor o Complexo Educacional para logo em seguida apresentar uma proposta de aquisição aos proprietários do imóvel. Um Projeto de Lei foi enviado a Câmara de Quixadá pedindo a abertura de um crédito adcional a Lei Orçamentária Anual - LOA, permitindo a aquisição do prédio após a conclusão de todos os trâmites burocráticos. 

O certo é que, caso a aquisição se concretize, Quixadá passará a contar com o maior e mais moderno Complexo Educacional do Sertão Central e porque não dizer de todo o Estado, ofertando um ensino de maior qualidade a ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos da rede pública.