sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Prazo para acompanhamento obrigatório de saúde dos beneficiários do Auxílio Brasil é prorrogado


Beneficiários do programa Auxílio Brasil que ainda não realizaram as obrigatoriedades das condicionalidades de saúde têm até o dia 13 de janeiro de 2023 para comparecer aos postos de saúde para acompanhamento de saúde básica. O prazo, que era até o dia 30 de dezembro, foi prorrogado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (29/12).


Dentre os requisitos obrigatórios estão a atualização da caderneta de vacinação das crianças, acompanhamento das mulheres em idade fértil e do pré-natal das gestantes. Devem comparecer aos postos de saúde as famílias com crianças menores de sete anos (seis anos, 11 meses e 29 dias), mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), gestantes e lactantes. 

Os beneficiários devem levar o cartão de acompanhamento (caso possua), Número de Identificação Social (NIS), caderneta de vacinação das crianças e o cartão das gestantes. 

O cumprimento dos requisitos das condicionalidades de saúde é realizado semestralmente, e é necessário para evitar suspensão do benefício. Cerca de 341 mil pessoas realizam o acompanhamento de saúde em Fortaleza.

Os 116 postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e possuem equipes disponíveis para o serviço.