domingo, 18 de dezembro de 2022

Porque Lula insiste no Ceará na chefia do MEC e quer entregar a Camilo


Izolda Cela foi indicada por Camilo Santana para fazer parte do governo de Lula. A insistência dele tem explicação: um acordo que envolveu o próprio Lula garantiu o MEC para o Ceará. Izolda não é filiada ao PT e o partido quer um militante à frente da educação. A filiação da governadora cearense à sigla é questão de tempo. Ela tem ligação com Cid Gomes, seu real padrinho político. Camilo veio depois e, também, se tornou fiel amigo. 

A indefinição entre os nomes de Camilo Santana e Izolda Cela para o comando do Ministério é apenas pano de fundo de uma escolha já feita: o Ceará será modelo educacional do País no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a introdução do PAIC e da Escola de Tempo Integral. 

Camilo recebeu o convite de Lula, mas indicou Izolda, que foi vice dele no governo estadual. O PT nacional, no entanto, pressiona para que o escolhido seja ligado ao partido. Cotada  para ministra ou secretária de Educação Básica, Izolda assinou lei para o Ceará ter escolas 100% em tempo integral no ensino fundamental e médio. 

A escolha do Ceará tem a ver com os bons resultados na educação básica, como a melhor nota do Ideb 2021. O Estado desenvolveu políticas públicas, como a ampliação de repasse de recursos por meio do ICMS a municípios que tenham melhor desempenho na área. Cid Gomes, o homem que construiu a revolução da educação no Ceará, acredita que envolver prefeituras é a única forma de alfabetizar e apostar no futuro. Hoje, os 184 municípios têm convênio com o Estado e atuam de forma colaborativa. A ideia é que, até 2026, todas as escolas públicas funcionem em tempo integral.

O estado criou o PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) e avançou nos índices regionais e nacionais.

O modelo aplicado integra material didático, formação de professores e avaliação de aprendizagem; Em 2019, 77 escolas públicas do Ceará ficaram entre as mais bem ranqueadas do país em uma lista com 100 unidades. Em 2022, o número saltou para 87.

Há prêmios aos estudantes que tiram as maiores médias --as premiações vão de notebook à gratuidade de CNH;

Os avanços iniciaram em Sobral, quando Cid Gomes foi prefeito, colocou o irmão Ivo na secretaria de Educação e colocou Izolda subsecretária, e depois Cid levou o modelo para o estado --replicando para todas as cidades do Ceará.