quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Limoeiro do Norte recebe novo prêmio na Atenção Primária à Saúde


O município cearense de Limoeiro do Norte recebeu o prêmio de primeiro lugar entre os municípios de médio porte do país, pelo Previne Brasil, no que diz respeito ao trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS).  

O secretário Municipal de Saúde, Deolino Júnior Ibiapina, e a assessora de Atenção Primária à Saúde do município, Renata Barros Gadelha, estiveram em Brasília para participar da solenidade de premiação, no último dia 14 de dezembro, no Ministério da Saúde. 

É a segunda vez que Limoeiro é reconhecido como destaque na área. Resultados de investimento na área da atual gestão. Ainda no primeiro quadrimestre de 2022, o município recebeu a nota 9,66 no Previne Brasil, atual programa de financiamento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. O programa objetiva estruturar um melhor modelo de apoio financeiro visando aumentar e facilitar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária. 

Limoeiro do Norte foi destaque, principalmente, nos indicadores referentes às gestantes com atendimento odontológico e também de vacinação em crianças de até um ano de idade contra diversas doenças, entre elas difteria, tétano e coqueluche. 

Em setembro, a equipe de APS, do Ministério da Saúde do Governo Federal, liderada pelo Secretário Nacional, Raphael Câmara, visitou o município de Limoeiro do Norte para constatar, pessoalmente, as ações empenhadas que resultaram no reconhecido desempenhado em Atenção Primária do município.