terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Ibiapaba é uma das seis regiões escolhidas para receber novo projeto do Sebrae Nacional


O novo Projeto “Territórios Empreendedores” é uma estratégia do Sebrae para promover uma experiência de imersão das lideranças e comunidade no desenvolvimento de seu próprio território, monitorada pela governança local, com o apoio do Sebrae e parceiros.

O programa nasceu a partir do Projeto LIDER-Liderança para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae e que, embora não envolva todos os municípios, mobiliza as lideranças da maioria das cidades da Região, sensibilizando-as e organizando-as, a partir de seminários, qualificando-as até que elas construam suas próprias agendas com os objetivos escolhidos para a sua região e criem agências de desenvolvimento para a realização dessas ações.

Recentemente, avaliando todas as agendas e grupos criados – no Ceará já são quatro (Ibiapaba, Cariri, Inhamuns e Baixo Jaguaribe) -, o Sebrae decidiu instalar território Empreendedores em seis regiões brasileiras onde esses projetos estão mais avançados.

Na seleção, o LIDER Serra da Ibiapaba vai representar o Nordeste nesse projeto. As outras regiões contempladas são: LIDER Pantanal MT, LIDER Pantanal MS, LIDER Campanha e Fronteira Oeste-RS, LIDER Nordeste GO e LIDER Novo Oeste-MG.

IBIAPABA

A escolha da Ibiapaba para integrar a iniciativa nacional justifica-se, principalmente, pelo do avanço que o Projeto LIDER- Liderança para o Desenvolvimento Regional, alcançou na região desde a sua implantação.

Com a sua agenda de Desenvolvimento já implementada, dividida em três eixos: Eixo de Setores Econômicos (Comércio, serviço, indústria e agronegócio), Eixo Turismo e Eixo Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação, e um grupo de 40 integrantes entre lideranças empresariais, políticas e do terceiro setor de dez cidades, trabalhando permanentemente, pelo sucesso do projeto, os avanços já são perceptíveis.

E, o mais importante: com um novo olhar sobre a Ibiapaba, que passa a ser vista de forma integrada, entendendo suas oportunidades e desafios frente ao desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.

Para articulador regional do Sebrae/CE na Ibiapaba, Francisco Magalhães, “A iniciativa do Sebrae visa fazer com que a comunidade de um local, incluindo a liderança e a comunidade em geral, conheçam melhor a região em que moram e sejam capazes de viabilizar o desenvolvimento de práticas transformadoras para a economia”.

PROJETO

A estratégia do projeto está organizada em três etapas, cada uma trazendo um conjunto variado de soluções que podem ser trabalhadas, bem como possibilidades diversas de complexidade e tempo de duração. Dessa forma é possível ao território transitar entre as diferentes dimensões e suas soluções.

Principalmente, transformar o território no melhor lugar para se viver e empreender, promover o desenvolvimento econômico de territórios brasileiros por meio do empreendedorismo, contribuindo para a construção do futuro a partir de novas histórias e da participação da própria região.

Para o analista técnico do Sebrae/CE na Região, Johwn Mágulas, a Ibiapaba conseguiu atingir a visão de futuro da agenda líder que é garantir uma Ibiapaba mais próspera, sustentável e acolhedora. “para isso, temos que estar mais unidos e seguindo o planejamento estabelecido pelas lideranças regionais. A fim de alcançar esse objetivo, a estratégia da unidade Ibiapaba será a formação de comitês de desenvolvimento econômico e sustentável em nove municípios, para elaboração de um plano de ação local que se conecte com as ações estabelecida a nível territorial”.

O Comitê Territorial é um colegiado composto por lideranças públicas, privadas, academias e do terceiro setor. É um ente livre de compromissos com correntes políticas e que possui caráter suprapartidário e organicamente autônomo, que congrega instituições atuantes e representativas da vida da comunidade.”

“A finalidade do Comitê Territorial é promover e articular ações para a melhoria do ambiente de negócios, bem como fomentar e favorecer o sucesso das iniciativas empreendedoras a partir da agenda das Micro e Pequenas Empresas e, com isso, ampliar a geração de emprego, renda e produção de riquezas. São elas: Inovação, Simplificação e Desburocratização, Acesso aos Mercados, Educação Empreendedora, Acesso ao Crédito e Serviços Financeiros e Associativismo”, enfatiza Mágulas.