quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Governo do Ceará entrega equipamentos de educação e esporte em Sobral

Já são 287 areninhas em todo o Estado, sendo 183 construídas no Interior e 104 na Capital cearense. E são 108 CEIs entregues por meio do programa Mais Infância

O Governo do Ceará realizou, nesta terça-feira (6), entregas de novos equipamentos, tanto da área da educação quanto no âmbito do esporte, em Sobral. A governadora Izolda Cela esteve presente nos eventos, junto ao prefeito de Sobral, Ivo Gomes.

“É muito satisfatório entregar essas obras que firmamos com parcerias com os municípios. Porque é um compromisso que todo gestor precisa ter, superar as barreiras e esse sentido de urgência é importante para que essas ações cheguem em tempo hábil, e o mais rápido possível”, explicou a governadora Izolda Cela, sobre a importância de dias como este, nos quais diferentes equipamentos são entregues no município.

Esporte

Localizada no bairro Cohab II, no município de Sobral, a Areninha Francisco Barbosa é a 20° do Sertão de Sobral e a 5° presente na sede do município. “Sobral está bem abastecida de equipamentos esportivos, o grande desafio agora é atrair a população para utilizar esses equipamentos o máximo possível, porque o quanto mais a gente usar, mais a função dele está sendo cumprida”, enfatizou o prefeito de Sobral, Ivo Gomes.

O equipamento é resultado da parceria entre Governo do Ceará e a prefeitura municipal. Através de orçamentos de secretarias, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Coube à prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo. Este equipamento em Sobral representa um investimento de R$ 281.744,96.

“Há um ano atrás, nós soubemos sobre a possibilidade desse espaço, e a gente colocou na mesa a importância desse espaço porque iremos cuidar muito de perto. Inclusive, já tem uma fila de pessoas, instituições e associações querendo usar. É um equipamento que será muito bem utilizado”, assegurou Emanoela Leite, secretária da Segurança Cidadã de Sobral.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv).

“Esse é um equipamento que faz parte de uma política bem extensiva. Porque já estamos fechando as 300 [areninhas], e ainda temos tantas outras que estão em andamento, exatamente para oferecer à comunidade um espaço para algo tão importante que é o esporte”, compartilhou a governadora Izolda Cela, enquanto visitava o local.

Educação

As famílias do bairro Pedrinhas e do entorno, no município de Sobral, também foram agraciadas com um novo equipamento estadual. Na noite de hoje (6), foi inaugurado o Centro de Educação Infantil (CEI) Sérgio Barbosa, um novo ambiente de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 5 anos.

“Estamos aqui inaugurando mais esse CEI, um equipamento que vem para fortalecer e que faz parte de todo esse projeto forte e audacioso que Sobral tem para implantar tempo integral em toda a educação básica”, destacou a professora Izolda Cela. “Porque, com boas estruturas, e boas pessoas que fazem essa rede, esse projeto se torna cada vez mais possível”, completou.

O novo equipamento dispõe de berçário, dormitório, fraldário, quatro salas de aula, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil. Para garantir a segurança viária para a chegada e saída das crianças, a Prefeitura de Sobral realizou intervenções nas ruas do entorno.

O CEI Sérgio Barbosa tem capacidade para atender até 208 crianças, do Infantil Bebê ao Infantil V. “É uma estrutura muito bonita, mas o mais bonito é o que se constrói no chão da sala de aula, com as professoras, professores e servidores. Essa construção de conhecimento e projetos de vida que são desenvolvidos nesse lugar, isso é o mais belo”, pontuou Eliana Estrela, secretária da Educação do Ceará.

Com o CEI de Pedrinhas, em Sobral, o Ceará soma 108 Centros entregues à população por meio do Programa Mais Infância, no que se refere ao pilar Tempo de Aprender.