quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Governadora Izolda Cela entrega Núcleo de Estimulação Precoce da Policlínica em Maracanaú

Na tarde desta quinta-feira (8), a governadora Izolda Cela entregou o Núcleo de Estimulação Precoce (NEP) da Policlínica Senador Almir Pinto, em Maracanaú, 3ª Região de Saúde do Ceará. Com esta entrega, todas as 22 Policlínicas do Estado contam com NEP, serviço também articulado com o Programa Mais Infância Ceará. Desde 2016, quando o primeiro Núcleo foi entregue, mais de 6.000 crianças foram atendidas.

“Entregar um serviço desses é uma enorme satisfação, principalmente por contemplar as crianças e as famílias, que ganham um serviço especializado de excelência. Também é um marco para os gestores e profissionais que atuam na Policlínica. Destaco ainda a atuação dos prefeitos e deputados que trabalham para que a gente ofereça mais acesso à saúde para a população”, ressaltou a governadora Izolda Cela.

O equipamento atende atualmente 218 crianças de 0 a 6 anos, de oito municípios: Acarape, Barreira, Guaiúba, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Palmácia e Redenção. Com equipe multiprofissional especializada em habilitação/reabilitação física, motora e intelectual, o serviço tem um papel relevante para o tratamento de crianças com síndrome de Down, paralisia cerebral, transtorno do espectro autista (TEA), entre outros atrasos no neurodesenvolvimento psicomotor.

Mayara do Nascimento abandonou o emprego há dois anos para acompanhar o tratamento da filha, a pequena Maria Ísis, de 3 anos, com transtorno do espectro autista. Logo nos primeiros atendimentos no NEP da Policlínica de Maracanaú, a mãe já percebe os avanços no desenvolvimento da criança. “Para mim e para minha filha foi a melhor coisa. A gente é de Pacatuba e tinha tratamento lá, mas o daqui é melhor e mais completo. Ela ficava na fila de espera de fonoaudiologia, mas só veio ter aqui. Com pouco tempo, já está falando as primeiras palavras. Ela já teve atendimento com terapia ocupacional e psicóloga. Quando começou aqui no NEP, não falava nada, não gostava de outras pessoas e só ficava sozinha. Agora, ela está super sociável e já está brincando com as outras crianças”.

No serviço, as crianças são acompanhadas por equipe multiprofissional de terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiro e assistente social. O valor investido para implantação pelo Governo do Ceará foi de R$ 299.978,00.

Para Átila Câmara, prefeito de Maranguape, o novo equipamento é muito importante, pois permite que os municípios da região antecipem o tratamento e acompanhamento para crianças com dificuldades psicomotoras. “Elas precisam de um olhar atencioso logo nos primeiros passos, para que possam ter uma vida normal, diminuindo o uso de medicamentos através dos cuidados ampliados. É fundamental que os profissionais de todas as áreas envolvidas tracem essa linha de acompanhamento. Sem dúvida, milhares de famílias serão beneficiadas e terão suas vidas melhoradas através desse serviço de estimulação precoce”.

Encaminhamentos

Os usuários chegam através de encaminhamento interno (sendo encaminhado por profissionais da Policlínica) ou externo (através das Unidades Básicas de Saúde e Secretarias de Saúde dos municípios da Região de Saúde).

“Aproveitamos o espaço das policlínicas, distribuídas em todas as regiões, para a instalação destes núcleos com equipes multidisciplinares, que apoiam essas crianças no seu desenvolvimento. É importante ressaltar que quando uma família tem um portador de distúrbio de desenvolvimento, todos estão envolvidos. Então, essas famílias são acolhidas e treinadas para trabalhar esse desenvolvimento dentro de casa, dando extensão ao tratamento de forma domiciliar”, explica a secretária executiva de Políticas em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Mônica Lima.