quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Fortaleza receberá mais duas unidades do Vapt-Vupt

Boa notícia para quem está precisando emitir documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou resolver aquelas pendências no Detran ou na Cagece. A governadora Izolda Cela assinou, nesta quarta-feira (21), ordem de serviço para mais duas unidades da rede Vapt-Vupt em Fortaleza.

O Vapt-Vupt do bairro Papicu será instalado no Shopping RioMar Fortaleza. Já a unidade do Centro funcionará no Shopping Central (Rua Senador Pompeu, 856). Eles se somam a outras quatro unidades em funcionamento: duas em Fortaleza (Messejana e Antônio Bezerra), Juazeiro do Norte e Sobral.

“As unidades beneficiarão mais de 1,5 milhão de pessoas por mês, oferecendo serviços como emissão de documentos, cursos profissionalizantes, entre outros. Agradeço ao presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Assis Cavalcante, e à secretária de Proteção Social, Onélia Santana, pela dedicação e parceria”, comentou a governadora.

Centrais de cidadania da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os Vapt-Vupts reúnem dezenas de instituições. Entre as mais procuradas, destacam-se Pefoce (Perícia Forense), Detran, Cagece, Sine-IDT, Etufor, as secretarias estaduais da Administração Penitenciária (SAP) e da Saúde (Sesa), Procon e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), além de serviços ofertados pela própria SPS.

O agendamento de serviços, emissão das 1ª e 2ª vias da Identidade Web, entrega de Registro Geral (RG), intermediação de mão de obra, consultas de processos e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram os serviços mais procurados em 2022.

“Com as novas unidades, os cearenses terão a oportunidade de ter acesso aos serviços públicos a que têm direito ainda mais próximos de casa. Isso é promoção da cidadania”, afirmou Onélia Santana.

Os quatro Vapt-Vupts do Ceará realizaram, juntos, 2.298.613 atendimentos em 2022, número 21,3% superior ao registrado entre janeiro e dezembro de 2021. A média mensal de pessoas atendidas nos equipamentos de Messejana, Antônio Bezerra, Sobral e Juazeiro do Norte foi de 191,5 mil usuários, enquanto no ano passado a média foi de 185,2 mil.

A unidade do Vapt-Vupt mais demandada é a localizada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, com 786.333 atendimentos; seguida da de Messejana, com 670.086 serviços ofertados; de Juazeiro do Norte, com 471.806, e Sobral, com 370.368 atendimentos cidadãos.