quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Evandro Leitão é o nome do PDT para mediar entendimento com o PT


O governador eleito e diplomado, Elmano de Freitas, deixou o gabinete de trabalho da transição na vice-governaria e foi à sede do PDT. Algo inusitado e um gesto de humildade. Elmano sinalizou, claramente, que tem interesse em ver todo o PDT apoiando seu governo, em uma manobra para manter a parceria iniciada por Cid Gomes, há 16 anos. 

“Estou aguardando as definições do PDT para montar o governo”, revelou Elmano, abrindo sua caixa de segredos e demonstrando que o partido de Cid, Roberto Cláudio e André Figueiredo terá cargo de primeira escalão. O governador fez uma outra revelação: pretende nomear quem o apoiou. Isso deixa uma parte do PDT fora do secretariado, o que não impede nomeações para cargos de segundo e terceiro escalões. 

O jantar oferecido pelo senador e provável ministro  da Educação, Camilo Santana, deixou evidente que o petista tem sob seu radar uma ala do partido de Brizola no Ceará. Na sua residência de Icapuí, estavam Cid, Baquit, alguns deputados e Evandro Leitão, o líder pedetista que se tornou interlocutor e o nome preferido do PT para a eleição municipal. 

Enquanto o PDT segue dividido, o PT se une. Camilo recebeu na sua casa ninguém menos que a deputada Luizianne Lins, liderança que passou oito anos distante do seu governo m e se reaproximou, após o rompimento entre os dois partidos.