quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Cristiane Leitão e Onélia Santana são agraciadas com Medalha Bárbara de Alencar


A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) entregou, na manhã desta quarta-feira (21/12), a Medalha Bárbara de Alencar à primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão, e à secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado (SPS), Onélia Santana. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento do primeiro vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana (PT), em coautoria com os deputados Antônio Granja (PDT) e Érika Amorim (PSD).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou que a entrega da Medalha Bárbara de Alencar é um reconhecimento de todo o trabalho realizado por ambas as homenageadas em prol do Ceará. O parlamentar descreveu o trabalho de Onélia Santana, quando estava primeira-dama, com destaque na área da infância e adolescência, como um divisor de águas para essa área no Estado. “Merece esse reconhecimento por todo o grande trabalho que fez pelo povo cearense. Esse trabalho que continua agora como secretária da Proteção Social do Ceará”, ressaltou.

Sobre Cristiane Leitão, relembrou que, quando se tornou presidente do Legislativo, pediu o envolvimento da primeira-dama nas ações da Casa, na confiança de que um belo trabalho seria feito. Segundo Evandro Leitão, Cristiane se envolveu de corpo e alma, fazendo o que faz de melhor, que é cuidar das pessoas, com foco em saúde e bem-estar. “Ela faz um trabalho que transcendeu o Legislativo. Vem trabalhando nas comunidades no entorno aqui da Casa, está indo mais longe. Agradeço seu esforço como primeira-dama e servidora, pois servir à população não é um trabalho fácil, mas sei que você faz tudo isso com amor”, avaliou.

O vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana, afirmou que o trabalho de Cristiane Leitão transcendeu a Assembleia Legislativa, buscando melhorar não apenas as ações no Parlamento, mas nas comunidades que mais precisam. “Não tenho dúvidas que essa homenagem é justíssima por tudo que a senhora fez nesta Casa e tenho a certeza de que continuará fazendo pelo nosso Estado”, assinalou.

O parlamentar reconheceu também as ações de Onélia Santana, desde que era primeira-dama do Ceará. “Uma pessoa conhecida pela sua garra e sua força, com todo o empenho que ela teve e tem pelo nosso Ceará, nos momentos mais adversos. Estando do lado de seu esposo, Onélia ajudou o governador Camilo a mudar a vida de quem mais precisa, como com o Mais Infância Ceará, política pública em prol das nossas crianças”, disse.

O deputado Antônio Granja, coautor da indicação das homenageadas, destacou a honra de integrar a atual Mesa Diretora, a presidência de Evandro Leitão e as iniciativas que a primeira-dama do Parlamento implantou na Casa, ampliando depois para as comunidades do entorno. O primeiro-secretário da Alece também parabenizou a liderança de Cristiane Leitão e Onélia Santana nas ações sociais em prol dos cearenses. “Tenho certeza que vocês ainda irão enfrentar muitas missões importantes para o bem do Ceará. Parabéns às duas pela homenagem, que me alegra participar”, apontou.

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, agradeceu a homenagem e a todos que fazem o Comitê de Responsabilidade Social da Casa, que tem sua liderança, e a todos os diretores e servidores do Legislativo. Para ela, é uma honra ser escolhida para receber a comenda que leva o nome de uma mulher nordestina símbolo de resistência. Conforme a primeira-dama, desde o começo da gestão do deputado Evandro Leitão, em 2021, recebeu a missão de ajudar na aproximação do Parlamento com a população cearense.

“Abrir as portas da Alece para mais pessoas colabora para que a Casa do Povo amplie sua atuação política de forma humanizada, transparente e eficiente. A partir de uma perspectiva sistêmica e trabalho multidisciplinar, os projetos de responsabilidade social da Alece estão reunindo parceiros, multiplicando práticas exitosas e promovendo mudanças palpáveis na vida de tantas pessoas. Reconheço que essa trajetória não é só minha, mas de uma equipe especial, que, diariamente, trabalha com empenho para realização desse propósito”, destacou a primeira-dama.

Cristiane Leitão citou ainda a satisfação de liderar a criação do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, sua importância e das células que o compõem, e do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos; do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciad). A primeira-dama enalteceu ainda o trabalho feito pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia e o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).

“Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse caminho da responsabilidade social na Casa do Povo, nesses últimos dois anos, me ensinou muito e me engrandece a cada dia”, afirmou a primeira-dama do Legislativo.

A secretária da SPS, Onélia Santana, agradeceu pela homenagem e pelo reconhecimento com a Medalha Bárbara de Alencar e falou sobre sua caminhada de vida até a vida pública. Segundo ela, ver a vulnerabilidade de tantas crianças fez com que ela desse atenção para essa área, quando primeira-dama do Estado. Dessa forma, surgiu o Mais Infância Ceará, que, com êxito em seu trabalho, se tornaria uma importante política pública no Ceará.

“O Mais Infância beneficia mais de 156 mil famílias, com crianças em situação de vulnerabilidade. Me alegra saber que esse projeto está agora no programa de governo do presidente eleito Lula. Isso significa que estávamos no caminho certo”, avaliou a homenageada.

Onélia Santana afirmou que a homenagem é uma conquista não apenas dela, mas de todo o Ceará, pois é reconhecimento de políticas para os cearenses. Ela agradeceu ainda o compromisso dos servidores da SPS, que se esforçam e trabalham para todas as ações públicas darem certo.

Também compuseram a Mesa da solenidade o procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro; a vice-governadora eleita do Ceará, Jade Romero, e a futura primeira-dama estadual, Lia Freitas. Participaram ainda da entrega da Medalha Bárbara de Alencar deputados estaduais, prefeitos, secretários de Estado e servidores do Ceará e da Alece.

MEDALHA

A Medalha Bárbara de Alencar foi instituída por meio da Resolução nº 446, de 20 de junho de 2000, sendo uma homenagem concedida pelo Parlamento Cearense, anualmente, a mulheres ou instituições com atuação no estado do Ceará que tenham se destacado no campo profissional, político, social ou na defesa e na luta pela ampliação dos direitos femininos.

A escolha das mulheres ou instituições a serem agraciadas com a comenda é feita pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mediante indicação da bancada feminina no Parlamento ou de um quarto dos deputados estaduais.