sábado, 3 de dezembro de 2022

Caucaia realiza II Seminário sobre empreendedorismo para alunos do Projeto Prosperar


A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), tem fortalecido a capacitação de empreendedores em Caucaia com apoio do Projeto Prosperar, maior programa de capacitação profissional do município, e do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). Nesta quinta-feira (01), mais de 50 empreendedores que já passaram por cursos do Projeto Prosperar e por formações no CATEQ participaram de um Seminário especial preparatório para a próxima Feira de Negócios, edição de Natal, que acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro. 

O Seminário aconteceu durante o dia todo na Fatene e contou com a presença de alguns palestrantes como Haline Cordeiro, administradora e especialista em médias e pequenas empresas e Bruno Valente, diretor geral da Auê Feira e da Pana, marca têxtil que nasceu na feira, em 2019.

O Projeto Prosperar oferece 57 cursos gratuitos com o objetivo de capacitar e fortalecer o empreendedorismo da comunidade local. Os cursos são oferecidos na modalidade presencial, EAD e híbrido. O seminário de hoje foi mais uma oportunidade de compartilhar conhecimento para os empreendedores que já passaram por algum curso do projeto. 

Por exemplo, Lígia Maria, aluna de vários cursos de corte e costura do Projeto Prosperar, destaca que as capacitações oferecidas são de alto padrão, e que espera aplicar esse conhecimento para empreender o quanto antes na área de moda e costura. “Eu sei que eu sou empreendedora e que estou no caminho certo. Com os cursos que eu fiz e com o seminário de hoje adquiri mais conhecimento para ir além quando for a hora de colocar meu próprio negócio. Só tenho a agradecer meus professores, que são maravilhosos, e ao Projeto Prosperar ", garantiu Lígia.

Para Ana Lídia, que já foi aluna de vários cursos na área de gastronomia do Projeto Prosperar, o seminário foi mais um incentivo ao empreendedorismo. "Eu fiz vários cursos de gastronomia e foi uma oportunidade muito boa para mim. Nos cursos, a gente aprende muito e os professores são ótimos, eu já trabalhava com picolé, mas com os cursos que já fiz, posso empreender em outros ramos como o da marmita. Eu espero que no futuro eu consiga empreender em várias outras áreas da gastronomia".

Fernando Deodoro, gerente de empreendedorismo do CATEQ, palestrou sobre o Projeto Prosperar e reforçou o convite para conferir a Feira Empreendedora de Caucaia, nos dias 09 e 10 de dezembro. "Durante o dia todo eles tiveram mais uma capacitação importante sobre como expor os produtos e muitas outras dicas sobre empreendedorismo. É muito importante momentos assim, pois é possível ajudar os empreendedores a ter uma visão melhor sobre a exposição de produtos e como melhorar a forma de atendimento durante feiras, por exemplo.”

Para Josênia França, coordenadora executiva do projeto Prosperar, “O projeto Prosperar promoveu esse Seminário para proporcionar mais uma oportunidade de qualificação e capacitação para os empreendedores de Caucaia. Esse momento é muito importante, pois trouxemos palestrantes de renome, houve a troca de experiências e um conhecimento diferenciado que dá suporte e ajuda na preparação dos participantes para o momento da exposição na Segunda edição da Feira Caucaia Empreendedora. Com as palestras de hoje, os empreendedores que já passaram pelos cursos do Projeto Prosperar terão mais chances de sucesso daqui para frente”, afirmou Josênia. 

Projeto Prosperar

O Projeto Prosperar oferece 57 cursos gratuitos com o objetivo de capacitar e fortalecer o empreendedorismo da comunidade local. Os cursos são oferecidos na modalidade presencial, EAD e híbrido.

As formações ofertadas pelo Projeto Prosperar estão distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação.

Como se inscrever no Projeto Prosperar

Para participar do Projeto Prosperar, basta se inscrever na plataforma oficial www.eadcedepam.com.br ou presencialmente no CATEQ, que fica na rua 15 de novembro, número 1478, no Centro de Caucaia.