quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Caucaia é destaque no cumprimento de ações que melhoram indicadores e garantem certificação do UNICEF


Após dois anos de intensas atividades, a Comissão do Selo UNICEF de Caucaia enumera conquistas e objetivos a serem alcançados a fim de garantir a importante certificação para o município. Em 2022, todas as atividades propostas para o município foram concluídas, comprovadas e postadas na Plataforma Crescendo Juntos - PCJ do Selo UNICEF. Com o cumprimento das ações, Caucaia ultrapassa, na quantidade de tarefas realizadas, grandes municípios como Juazeiro do Norte, Tianguá, Guaramiranga, entre outros. Muito mais que um reconhecimento público, o Selo UNICEF é um símbolo de que a cidade tem políticas públicas efetivas para o bem estar social de crianças e adolescentes, sobretudo para o público de 0 a 6 anos, a chamada primeira infância. 

Foram sete campanhas de mobilização em nível municipal. Entre elas o Maio Laranja, de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o Dia Nacional pela Educação Sem Violência, ECA 30, entre outras. Houve também um importante e multidisciplinar trabalho de diagnóstico envolvendo técnicos de variadas Secretarias municipais, sobretudo das três principais áreas demandadas pelo Selo UNICEF: Saúde, Educação e Assistência Social. “Acredito que um dos nossos maiores ganhos foi o trabalho intersetorial, a coesão da Assistência, Saúde e Educação. Essa é uma marca forte da equipe que está à frente e representa a gestão. A formação da Comissão de Saúde Mental e os três fluxos estabelecidos é algo extraordinário, além das Campanhas realizadas no decorrer do ano”, avalia Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, realizado no dia 11 de fevereiro, também foi um dos pontos-chave para a comissão, e consequentemente para o município e os pequenos caucaienses. O evento reuniu órgãos da gestão municipal, conselho tutelar, lideranças comunitárias, sindicais e religiosas, crianças, adolescentes e suas famílias, profissionais de saúde, educação, assistência social e saneamento básico, entre outros. O evento serviu para discutir um planejamento participativo para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Dedicação reconhecida pelo UNICEF, o que motivou uma série de visitas da Fundação ao município de Caucaia neste ano, além de premiações reafirmando o compromisso de Caucaia junto à primeira infância. Foram eles os kits de higiene para escolas do município e o projeto Conectividade. 

2023

Para o próximo ano, ainda de acordo com Danyelle Alves, a comissão continuará focada em perseguir as metas propostas pelos sete resultados sistêmicos. Em outras palavras, metas que permanecerão de forma sustentável no município. Entre eles, o percentual de crianças de um ano vacinadas com a tríplice e tetra viral, percentual de escolas da rede municipal com acesso adequado à água e saneamento, percentual de adolescentes entre 15 e 17 anos matriculados no ensino médio, percentual de famílias cadastradas no cadastro único em acompanhamento pelo paif no município, por exemplo.

“O grande desafio é atingirmos as metas dos sete resultados sistêmicos, além das atividades oficiais da edição e do Plano. Nosso objetivo é trabalhar de forma exitosa no sentido de não apenas alcançarmos, mas superarmos as metas propostas, garantindo a eficiência no atendimento de crianças e adolescentes em Caucaia, tendo em vista que é o último ano-base de cálculo para atingirmos esses indicadores”, finaliza Danyelle.

Saiba mais

Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, coincidindo com a gestão das prefeituras. Os municípios certificados pelo Selo passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Fundo, por seus avanços em favor da infância e adolescência.