domingo, 13 de novembro de 2022

XIV Bienal Internacional do Livro chega ao seu primeiro domingo recheada de programação para todos


Domingo é dia de quê? Praia, parque, shopping? Que a tal a Bienal Internacional do Livro do Ceará? Apruma, chama os amigos, a família, os vizinhos, tem atração pra todo mundo, desde às 9h até às 22h! Dá até pra intercalar com outros planos: se liga nos destaques da programação, escolhe um turno e chega mais! A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Instituto Dragão do Mar (IDM), e acontece de 11 a 20 de novembro no pavilhão leste do Centro de Eventos do Ceará, sob o tema “De toda gente para todo mundo”. 

A manhã já começa animada, na Praça do Cordel, a partir das 10h30, com roda de poesia reunindo vários cordelistas. Ao longo do dia, esse mesmo espaço vai concentrar lançamentos de livros e cordéis, e encerra com um forrozinho danado de bom do Arrochados do Forró (CE), às 20h.

Para os jovens, adolescentes e fãs de cultura geek, RPG e afins, o Eixo Literatura, Juventude e Periferia vai oferecer das 9h às 17h jogos de tabuleiro com monitores e mesas com narradores de RPG, organizado pela Associação Lúdica e Cultural Covil Lúdico. Outra atividade que deve chamar atenção, incluindo aí de jovens adultos, é a Feira de Publicações Independentes, das 17h às 18h. Parte da programação do V Festival de Ilustração do Ceará, dentro da Bienal, ela reúne fanzines, livros, quadrinhos, ilustrações, pôsteres, camisetas e outros produtos.

Para as crianças, há nada menos que quatro espaços recheados de programação – alguns exclusivos, e com atividades de manhã até a noite! Uma delas é a Sala 7 - Espiral do Tempo, que abriga o Eixo Literatura e Infância: de 9h às 10h e das 14h às 19h, é só chegar que tem espetáculo e contação de histórias de hora em hora! O mesmo esquema acontece na Sala 8 - A Palavras Voam, onde funciona o Infância SESC/Banco do Nordeste Cultural. Aqui vale um destaque merecidíssimo para a estreia da contadora Lívia Cruz na Bienal. Surda, ela vai apresentar uma contação em LIBRAS, às 14h e às 16h. Se seu pequeno gosta mesmo é de botar a mão na massa, que tal o Espaço Desenho Livre? Acontece no Salão Icapuí, dentro do V Festival de Ilustração do Ceará.

Para os adultos, a lista de lançamentos e mesas está imperdível. No Espaço Natércia Campos (Salão Aracati), o destaque é para o lançamento de “Aprendi a gostar de estar em casa”, de Letícia Bailante – Coletivo Mulherio das Letras, às 17h. Na mesma linha, às 19h, acontece a mesa redonda “Ilustração Feminista”, com as convidadas Colagem Negra (CE) e Sheryda Lopes (CE), na Arena BECE. Já na Praça Gilmar de Carvalho quem aterrissa é o cantor e sanfoneiro Waldonys, para lançar o livro “Voos Por Todos Os Cantos”, às 16h.

No começo da noite o Eixo Oralidades, Ancestralidades, Mestres e Mestras da Cultura apresenta duas belíssimas mesas: às 18h, os escritores Pedro Salgueiro, Márcia Kambeba e Daniel Munduruku – este último um dos curadores da Bienal deste ano – reúnem-se para conversar sobre o tema “Texto e memória”. Na sequência, às 20h, é a vez de Maria Valéria Rezende e Ademário Payayá trocarem ideias em torno de Literatura e Espiritualidade.

O mesmo Eixo apresenta ainda outro destaque, às 17h30, na sala vizinha: o lançamento da Cartilha LGBTQI do Povo de Terreiro, com Bàbálòrìsà Dudu de logun e Yálòrīsà Kelma Yemọjá. E permeando tudo isso, firme e forte das 9h às 22h, a Feira de Livros da Bienal, com mais de 400 editoras representadas e milhares de títulos a precinhos convidativos. Confira todos os locais e detalhes dessas e de outras atrações na programação disponível no site da Bienal: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de  Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.