sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Sebrae/CE apoia a realização da III Jornada Mundial de Design

A cidade de Fortaleza recebe até sábado (26), a III Jornada Mundial de Design, que tem como tema “Design e literatura para um mundo em crise”. O evento, que começou na última quarta-feira (23), conta com atividades em mais de 15 instituições públicas e privadas da Capital que inclui formações e debates sobre design editorial, design social, design de produtos, design regional, visual merchandising, criação de tipos, ecodesign, entre outros temas.

A iniciativa reúne profissionais do mercado, do setor público, do setor privado e da academia e tem o objetivo de apresentar criadores e criações do design local, nacional e internacional, que se destacam por sua originalidade na superação das barreiras de um mundo permanentemente em crise. Além disso, ela está inserida no contexto da escolha de Fortaleza pela Unesco, como Cidade Criativa do Design, em 2019.

O Sebrae/CE é um dos parceiros da organização da jornada, que tem à frente a Prefeitura de Fortaleza. Também estão juntos na realização da jornada, o Senac-CE/ Fecomércio, Universidade de Fortaleza e apoio do Instituto Cultural Iracema, Rede Cuca; Associação Ceará Design; Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto de Cultura e Arte e do curso de Design; Federação da Indústria, por meio do Museu da Indústria e do Museu da Imagem e do Som.

Para a articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE, Alice Mesquita, a realização da jornada faz parte da consolidação de Fortaleza como Cidade Criativa e dá uma contribuição importante para o fortalecimento dos negócios ligados aos segmentos da Economia Criativa.

Segundo ela, a iniciativa vai ao encontro do trabalho que o Sebrae/CE vem desenvolvendo dentro do Projeto Nordeste de Economia Criativa . “O Sebrae/CE vem atuando fortemente no sentido de contribuir para o fomento e o fortalecimento dos negócios criativos do estado e a realização da Jornada se soma a este trabalho ajudando a dar visibilidade e promovendo discussões sobre as atividades criativas, que vão além do segmento do design”.

A gestora destaca ainda que o Sebrae/CE é uma das instituições que esteve junto com a Prefeitura de Fortaleza participando ativamente deste o início da construção da candidatura da capital à rede de cidades criativas da Unesco. “Ficamos muito felizes em ver que estamos colhendo os frutos daquele trabalho inicial e que hoje ele traz uma repercussão positiva para o desenvolvimento do design e de toda a Economia Criativa em Fortaleza”.

Para o vice-prefeito de Fortaleza e idealizador do evento, Élcio Batista, a III Jornada Mundial de Design pretende ser um marco norteador para a economia criativa de Fortaleza para os próximos anos. “A gestão aposta em enxergar e estimular a economia criativa de Fortaleza a partir do Design, que é uma linguagem transversal. A III Jornada Mundial do Design vai mostrar como esses valores são incorporados na prática, com designers que têm experiências e narrativas a compartilhar”.

Programação

Como parte da programação da Jornada, no dia 26 de novembro a Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, irá receber a Feira de Economia Criativa Babado Fuá. A iniciativa irá reunir a Feira Babado Coletivo e o evento Fuá da Sil em um único local, a convite da Prefeitura de Fortaleza. A realização da feira também conta com o apoio do Sebrae/CE.

A programação da III Jornada conta ainda com a realização de um encontro com representantes de cidades brasileiras integrantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que tem o objetivo de promover o compartilhamento de ideias e boas práticas. O encontro, que vem sendo realizado no Sebrae/CE, está reunindo representantes das cidades de Fortaleza, Campina Grande, João Pessoa, Paraty e Salvador.

Rede Cidades Criativas

A Rede de Cidades Criativa da Unesco foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. A Rede serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A rede é formada atualmente por 295 cidades do mundo e cada cidade integrante precisa estar identificada em uma das sete áreas temáticas da economia criativa definidas pela Unesco: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas ou música.

Os representantes brasileiros nesta rede são: Belém (gastronomia); Belo Horizonte (gastronomia); Brasília (design); Curitiba (design); Florianópolis (gastronomia); Fortaleza (design); João Pessoa (artesanato e artes populares); Paraty (gastronomia); Salvador (música); Santos (cinema); Recife(música) e Campina Grande (artes – comunicação e mídia).

Fortaleza e a Rede

Desde 2019, Fortaleza passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, como cidade criativa do Design. A candidatura da capital cearense foi fruto de uma articulação envolvendo diversas entidades do poder público, segmento empresarial e sociedade civil, como Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado, Sebrae/CE, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Fecomércio, academia e associações de profissionais.

Projeto Nordeste

O Projeto Nordeste de Economia Criativa é uma ação integrada entre as unidades estaduais do Sebrae dos nove estados nordestinos, em parceria com o Sebrae Nacional e associação dos Sebraes Estaduais/Nordeste (Abase Nordeste), que tem como foco contribuir para o desenvolvimento dos negócios criativos na região.