domingo, 27 de novembro de 2022

Prefeitura de Quixadá inicia nova etapa do mutirão de cirurgias de catarata e deve encerrar 2022 com dois mil procedimentos realizados


A Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria de Saúde, deu início a uma nova etapa do mutirão de cirurgias de catarata, com o Programa "Um Novo Olhar". Através dessa iniciativa, cerca de dois mil procedimentos cirúrgicos já foram realizados no município, a partir de 2021. 

As avaliações pré-operatórias tiveram início, na última terça-feira (22), na Unidade Básica de Saúde do bairro Putiú, e são realizadas pelo médico Leandro Mota e toda sua equipe. O município, através da Secretaria de Saúde, também, envolve uma gama de profissionais para atender aos quixadaenses beneficiados pelo programa, inclusive, disponibilizando pessoas e veículos para transportar pacientes mais idosos e que não possuem meio de condução próprio. 


Após passarem por todos os exames e avaliações pré-operatórias, os pacientes já saem com dia e horário marcados para realização de seu procedimento. Em dezembro, cerca de 800 novas cirurgias deverão ser realizadas.

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, ressalta a importância dessa iniciativa. “O intuito da gestão é levar mais saúde à população de Quixadá. As pessoas beneficiadas verão o seu sonho se tornar realidade. Desde o início, temos o compromisso de dar conta dessa demanda reprimida, e estamos cumprindo. O paciente não terá custo algum, queremos devolver a essas pessoas a qualidade de vida que elas merecem”, disse o prefeito. 

Como se cadastrar – Quem deseja passar pela análise para uma possível cirurgia, deve procurar os Postos de Saúde, para uma avaliação médica, portando documento de identificação original com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS. Após a identificação cirúrgica de catarata (realizada por médicos do SUS), a solicitação será encaminhada para a Central de Regulação do Município.