quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Prefeito José Sarto assina ordem de serviço para construção da sede do GOE e recebe Medalha General Manuel Cordeiro Neto


O prefeito José Sarto assinou, nesta quinta-feira (03/10), a ordem de serviço para o início das obras de construção da nova sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Guarda Municipal de Fortaleza. A obra irá garantir mais espaço e estrutura adequada para o funcionamento das áreas administrativas da inspetoria que atualmente funcionam no local. Como pontuou Sarto, a obra já estava contemplada no plano de governo e vem aliada junto a outras ações de valorização da segurança de Fortaleza.

“É mais uma ação do nosso plano de governo, pois eu já havia me comprometido com a construção das sedes do GOE e da Guarda Municipal. A nova sede será palco de treinamento, qualificação, humanização de abordagens e de compra de equipamentos para a corporação. Cabe lembrar que a Guarda Municipal, hoje, trabalha junto, colabora e contribui com a formação das guardas municipais da região metropolitana, atingindo uma população de mais de 4 milhões de pessoas, quase metade da população do Ceará”, informou o prefeito.

O novo equipamento vai proporcionar à corporação um espaço mais amplo e apropriado, gerando mais autonomia para os trabalhos de investigação, além de facilitar a realização das atividades operacionais. O novo prédio terá dois pavimentos com 667,53 m² de área construída, em um terreno de 2.710,25 m².

O local ainda contará com salas administrativas, central de videomonitoramento, alojamento para o efetivo masculino e feminino, salas para treinamentos e cursos de formação continuada nas áreas de defesa pessoal, abordagem à população vulnerável, direitos humanos, gerenciamento de crises e mediação de conflitos, entre outros. O projeto contempla, ainda, a construção de uma guarita, academias, salas para armamentos e toda infraestrutura e espaços adequados para a Guarda Municipal de Fortaleza exercer suas atividades com mais conforto e produtividade.

“Esta é uma obra bastante importante. O GOE é uma tropa de elite, contando com um pessoal especializado e comprometido com a cidade e que atua em situações mais complexas. Além disso, eles ficam 24h por dia de prontidão. A construção da sede é um reconhecimento que o prefeito Sarto faz a estes homens e mulheres que compõem o GOE”, celebrou Cel. Eduardo Holanda, titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec).

Com investimento de R$ 2,8 milhões, as obras contam com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). As intervenções terão duração de 10 meses. Samuel Dias, titular da pasta, destacou que a estrutura do novo prédio foi pensada para atender as necessidades da corporação, além disso, o secretário destacou os bons serviços do GOE à população de Fortaleza.

Especializado em controlar situações de distúrbios civis, o Grupo de Operações Especiais (GOE) é um grupamento de cerca de 85 servidores altamente treinados e habilitados para atuar no ordenamento de grandes manifestações, principalmente para assegurar os direitos de expressão e a preservação do patrimônio público.

O GOE atua em diversas atividades, entre permanências, ações de controle da ordem, apoio a operações de reintegração de posse ao Município, dentre outras. Considerado um grupamento diferenciado e estratégico, o GOE mantém equipes circulando nas ruas da cidade, além de um efetivo aquartelado pronto para agir em situações emergenciais.

“Esse é o comprimento de mais um compromisso de campanha e do plano de governo do prefeito Sarto, a construção de sedes para o GOE e para a Guarda Municipal. O projeto foi todo discutido com o GOE, pois eles possuem demandas específicas, como a criação de alojamentos, porque a tropa pode ter que ficar aquartelada em caso de ações especiais e treinamento. Durante a pandemia, O GOE ajudou no recebimento e transportes de medicamentos, além disso, durante o motim da Polícia Militar, ela trabalhou também de maneira ostensiva, para garantir a segurança da população”, informou Samuel.

Outras ações e videomonitoramento

A nova sede é mais uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza para valorização da Guarda Municipal. De 2021 até agora, a gestão municipal já realizou a promoção de 235 guardas municipais, investiu na capacitação e formação de 2.530 servidores, adquiriu fardamentos, munições e equipamentos de proteção individuais, com um investimento de R$ 2.761.483,50, dentre outros.

O Cel. Eduardo Holanda, Sesec, destacou ainda que na nova sede do GOE funcionará uma central específica de videomonitoramento para o atendimento dos bairros Gentilândia, Benfica, Jardim América e Damas, área de grande fluxo de pessoas e serviços.

“Junto à nova sede do GOE, vem também a sala de videomonitoramento que irá fazer o acompanhamento de todo esse perímetro importante da Gentilândia e Benfica. O GOE já estava instalado aqui, mas, com a nova sede e com a central de videomonitoramento, iremos proporcionar mais segurança para a população do entorno”, comentou Holanda.

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, informou que os trabalhos deste grupo ocorrerão integrados à nova Central de Gestão Integrada de Videomonitoramento de Fortaleza (CGIVFOR).

“Nós teremos um grande núcleo de videomonitoramento. Além dessa sala que funcionará no GOE, temos em execução, colado ao Paço Municipal, as obras do CGIVFOR. Diversos pontos da cidade já contam com câmeras, por exemplo, na Beira-Mar temos o contingente de quase 150 câmeras. Estas câmeras integram diversas pastas como a Etufor, AMC e Guarda Municipal. Estas câmeras têm reconhecimento facial, leitura dinâmica, aproximação, tecnologias que permitem uma ação precisa e rápida”, defendeu Sarto.

O prefeito Sarto também pontuou outras ações de valorização da segurança realizadas pela Prefeitura Municipal, como a aquisição de equipamentos de proteção balística para a Guarda Municipal, a realização, em breve, de concurso para a corporação e a criação do Grupo Especializado Maria da Penha (GEMP),uma equipe destacada e qualificada para atuar especificamente em casos de violência doméstica.

Medalha General Manuel Cordeiro Neto

Durante a inauguração da obra da nova sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Guarda Municipal de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (03/10), a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) homenageou o prefeito José Sarto com a entrega da Medalha General Manuel Cordeiro Neto, destinada a condecorar pessoas, instituições, civis ou militares, públicas ou privadas, que contribuam ou tenham contribuído de modo relevante para o engrandecimento da Guarda Municipal de Fortaleza.

A honraria foi criada pelo Decreto nº 15.356, de 07 de julho de 2022, com base no art. 232, inciso II da Lei nº 6.794, de 27 de dezembro 1990 (Estatuto dos Servidores do Município de Fortaleza), que prevê a possibilidade de instituição de incentivos funcionais, como a concessão de medalhas, diploma de honra ao mérito, condecoração e elogio.

O General Manuel Cordeiro foi prefeito de Fortaleza de 1959 a 1963, tendo como seu vice Aécio de Borba Vasconcelos. Faleceu em 1992 vítima de isquemia cerebral na Casa de Saúde São Raimundo. Está sepultado no Cemitério São João Batista de Fortaleza. Dentro os feitos para a Segurança da Cidade de Fortaleza, Manuel Cordeiro Neto foi o responsável pela criação do órgão que hoje é Guarda Municipal de Fortaleza, em 1959.

Além do Prefeito José Sarto, também foram homenageados os irmãos Arisa Cordeiro Gondim e Francisco Cordeiro Gondim, netos do prefeito Manuel Cordeiro, e Francisco Dias de Paiva, bisneto.

“Ele deixou um grande legado, sua ideia, ao criar a Guarda, era criar uma corporação educada e mais próxima da população. Ficamos muito feliz com a homenagem e com a valorização da corporação, que vem crescendo e tomando espaço dentro da cidade. Com certeza ele estaria muito feliz, assim como nós estamos, em ver como está a Guarda hoje”, celebrou Arisa.