terça-feira, 29 de novembro de 2022

Prefeito de Senador Pompeu inaugura praça em homenagem ao ex-prefeito Marcone Borges, preserva patrimônio histórico e promove sociabilidade


Muitas vezes, olhamos para a inauguração de uma praça sem saber o que move aquele ato. Mas, trata-se de ato que promove um espaço de sociabilidade e integração entre as pessoas, preservando uma área ou edificação pública. No caso da praça Marcone Borges, de Senador Pompeu, outros aspectos estão envolvidos. 

Na última sexta, 25, o prefeito Maurício Pinheiro inaugurou uma praça em seu município, que remonta à história do Estado do Ceará.  A obra leva o nome do ex-prefeito Marcone Borges (1993 -1996), uma homenagem em reconhecimento a quem deu sua contribuição para Senador Pompeu. Contudo, além disso, a praça preserva e conta uma parte da história do Ceará.

Por conta da sua localização privilegiada, com vantagens logísticas por estar no centro do Estado, Senador Pompeu recebeu linhas férreas e estações ferroviárias. Essa política pública esteve presente no Brasil nos séculos XIX e XX. Com dificuldades de investimentos, o País buscou atrair investimentos, especialmente dos ingleses. Isso fez o Ceará ter construções históricas de arquitetura britânica, tanto em linhas férreas como em estações ferroviárias. 

A praça inaugurada por Maurício Pinheiro fica no entorno de uma das principais estações ferroviárias do Ceará. Esse patrimônio, que conta parte da história do Ceará e do Brasil, esteve durante muitos anos abandonado pelo poder público. As prefeituras têm dificuldades em conseguir recursos para preservação patrimonial. Maurício, então, decidiu unir o útil ao agradável. O projeto da praça acabou por criar um espaço de preservação histórica, mantendo a história, promovendo a convivência e valorizando o município de Senador Pompeu.