quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O olhar de Eudoro e a visão de Elmano


A deputada Augusta Brito (PT) já conversou com 10 deputados estaduais, visitou quatro secretarias e passará a próxima sexta-feira, 25, na Secretaria de Cidades, território do PP, onde o manda-chuva é o deputado Zezinho Albuquerque. 

Na outra ponta, a vice-governadora eleita, Jade Romero, esteve na Secretaria de Esportes, que pode se unir à Cultura, uma fusão. Jade é uma líder na área do esporte, onde já atuou. 

O coordenador geral da transição, Eudoro Santana, está cuidando pessoalmente das áreas de Fazenda, Planejamento, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Agrário. 

O governador eleito Elmano de Freiras só baterá o martelo sobre reforma administrativa após Lula anunciar a grade com os ministérios. Ele quer um alinhamento, porque fica mais fácil para tramitação de projetos e convênios. 

Elmano não disse detalhes, mas arrisca, no máximo, criar mais duas secretarias. Ele tem dito que não sairá muito do que já existe. Vamos melhorar o que está dando certo e corrigir o que precisa ser corrigido, tem declarado, sempre elogiando os governos Camilo e Izolda. 

Na próxima semana, Elmano vai entrar na fase mais delicada: analisar as solicitações dos partidos aliados, que estão enviando suas propostas de participação no governo, com cargos e nomes. A avaliação será do próprio Elmano. Outra pauta é o PDT. O futuro governador já tem quase todos os deputados do partido, mas não acertou com a cúpula.