quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Movimentos sociais terão voz no governo Elmano e foram ouvidos por Catanho e Augusta Brito


Qual a face do governo Elmano? Essa resposta no saberemos no próximo dia 13, a primeira data para anúncio do secretariado e das suas respectivas ações. O prazo está encurtando. Elmano definiu essa data provisória por ser o dia em que o presidente Lula pretende anunciar seu ministério. Camilo Santana e outras lideranças do PT fazem a ponte do governador eleito com Brasília. 


O encontro de Augusta Brito e Catanho com os representantes de mais de 100 entidades dos movimentos sociais demonstra claramente que o governo do Ceará vai ampliar, em muito, a assistência social complementar ao Bolsa Família. A deputada, acompanhada de assessores, recolheu todas as demandas. Auxiliares anotavam tudo para finalizar um relatório, que se tornará política pública na era Elmano. 


A conversa com líderes dos movimentos sociais ocorreu no anexo da Assembleia Legislativa, longe do Plenário e do acesso de deputados. O encontro foi realizado das 9 às 16 horas. Augusta Brito não comentou o teor das conversas. 

O coordenador da transição, Eudoro Santana, decidiu que os membros da comissão não podem ouvir secretários, pessoas ou entidades onde podem atuar como executivos, caso escolhidos. A tática evita constrangimentos. Augusta e Elmano vão para o gabinete, área institucional, portanto, estarão longe das áreas sociais.