sábado, 12 de novembro de 2022

Meio Ambiente: Caucaia participa da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul


A praia do Cumbuco recebeu oficialmente a Bandeira Azul nessa sexta-feira (11), chancela ecológica internacional concedida às praias, marinas e embarcações de turismo com gestão ambiental adequada por normas internacionais, para a temporada 2022/2023. A cerimônia ocorreu em Niterói, RJ, e contou com a presença dos representantes de todas as praias que receberam o selo e membros do comitê do programa e do Ministério do Turismo. Cumbuco é a única praia do Ceará a receber a certificação Bandeira Azul. 

Na ocasião, o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), Leandro Araújo, e a secretária de Turismo e Cultura, Yrwana Albuquerque, estiveram presentes representando o município de Caucaia. Para Leandro Alves, presidente do IMAC, a certificação internacional mostra o compromisso da gestão municipal com a questão ambiental. “O Selo Azul indica aos turistas destinos que mantém a balneabilidade das praias, a limpeza, conscientização dos turistas e da população local. Ou seja, mostra o compromisso com a gestão ambiental. E isso se deu graças a um trabalho sério desenvolvido, como: o monitoramento permanente da balneabilidade da praia, limpeza contínua, além de monitoramento das tartarugas marinhas”, ressaltou.   

Para receber o selo Bandeira Azul, a praia do Cumbuco adotou critérios como foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que deverão ser mantidos e comprovados anualmente. A secretária Yrwana celebrou a conquista que ajuda a fortalecer o turismo da região com um local que tem compromisso como meio ambiente. “Já estamos com a bandeira em mão e em breve vamos hasteá-la com muito orgulho em nosso litoral. Esse momento marca o compromisso da gestão com o desenvolvimento do turismo ecológico do nosso municipio”, pontuou.  

A cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul está prevista para acontecer no dia 26 de novembro, na Praia do Cumbuco.  

Bandeira azul

Bandeira Azul é uma certificação ecológica voluntária, concedida a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.Atualmente, apenas 18 praias brasileiras têm o título. Três delas na Bahia, as únicas do Nordeste. 

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.