quarta-feira, 16 de novembro de 2022

José Hercy é o presidente eleito da Associação Cearense de Magistrados


O juiz José Hercy Ponte de Alencar tomará posse como presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM) a partir de dezembro de 2022. O magistrado assumirá a cadeira que hoje é ocupada pelo também juiz Daniel Carneiro. José Hercy foi eleito na última sexta-feira (11) para o próximo triênio (até dezembro de 2025) superando Saulo Belfort Simões.

Representando a chapa 02 e com propostas baseadas na valorização de juízes e desembargadores, além da independência da associação, José Hercy fez questão de reconhecer o trabalho de seu opositor e enaltecer a classe por sua eleição. “Gostaria de cumprimentar a chapa adversária, na pessoa de Saulo Belfort. É muito bom saber que nossa carreira tem pessoas tão boas como você. A categoria nos conferiu um voto de confiança e esperamos honrá-lo da melhor maneira possível. Tenham a certeza que não medirei esforços para fazer valer a fé que cada um de vocês colocou em nosso projeto”, exclama o novo presidente.

O processo eleitoral da ACM foi marcado pelo comportamento ordeiro e pacífico das chapas. Um ponto relevante e que merece destaque foi o número de abstenções muito abaixo do convencional, já que mais de 80% dos magistrados fizeram questão de ir às urnas, de forma presencial ou virtual.

Quem é José Hercy

Formado em direito desde 1996, o juiz José Hercy Ponte de Alencar é Especialista em Direito Público e Mestre em Direito, Processo e Desenvolvimento. Foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), exerceu a advocacia, atuou como professor acadêmico, além de juiz formador da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e pertencente ao Banco Nacional de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). 

Exerceu o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte por quase nove anos e hoje é Juiz Titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Quixadá-CE.