terça-feira, 29 de novembro de 2022

Em audiência com governo e indústria, José Airton discute transição na pesca e aquicultura


Nesta terça-feira, durante a sessão da Câmara Federal, o deputado federal José Airton (PT-CE) compartilhou os assuntos abordados durante a audiência que teve com Jairo Gund, Secretário de Aquicultura e Pesca do MAPA; e Eduardo Lobo, Presidente da Câmara Setorial de Produção e Indústria de Pescados MAPA; e Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), onde trataram sobre as demandas referentes ao setor da pesca e aquicultura, especialmente no Ceará, e levantamento de informações da secretaria e da indústria para avaliação da equipe temática de transição, da qual o parlamentar faz parte.

"Como Secretário Geral da Frente Parlamentar da Pesca da Câmara dos Deputados, estamos vivendo um momento relevante, coletando dados estratégicos no Grupo de Trabalho de Transição para contribuir e fortalecer esse setor fundamental para a economia do país. Esses dados e informações servirão para embasar o relatório que vamos apresentar ao presidente Lula e ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, porque há uma reivindicação para a recriação do Ministério da Pesca e da Aquicultura. Vamos apresentar a melhor forma para que este Ministério seja recriado com a condição orçamentária e uma estrutura capaz de responder a expectativa deste setor", comentou José Airton. 

Na audiência, Jairo Gund relatou a dificuldade em implementar as ações necessárias, em razão do baixo orçamento. 

Apresentou questões relacionadas à organização da gestão do setor pela Secretaria e medidas necessárias em uma possível transição, caso o presidente Lula decida recriar o ministério da Pesca.  

Para Eduardo Lobo, é fundamental para o setor manter-se no Plano Safra, bem como manter as licenças de exportação e o sistema de rastreamento do MAPA, que confere confiabilidade. Para ele, os maiores problemas do setor dizem respeito a tecnologia e baixo orçamento.

"Reforço que é preciso entender a importância do papel que a Pesca e a Aquicultura têm para a economia e a geração de emprego e renda no país", concluiu José Airton.