sábado, 19 de novembro de 2022

Elmano Freitas e Jade Romero participam de reunião no Sistema Fecomércio

Na tarde desta sexta-feira, 18, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará e deputado federal eleito, Luiz Gastão Bittencourt, recebeu o governador eleito do Ceará, Elmano Freitas, e a vice-governadora eleita, Jade Romero. No encontro Luiz Gastão apresentou as ações realizadas pelo Sistema, por meio do Sesc, do Senac e do IPDC, e discutiu possíveis parcerias entre as instituições e o Executivo Estadual, principalmente em ações relacionadas ao combate à fome e segurança alimentar, uma de suas prioridades o futuro dirigente do Ceará.

Luiz Gastão apresentou as principais ações do Sesc nas áreas de educação, cultura, lazer, saúde e assistência. Chamou a atenção do governador eleito o fato da instituição realizar um trabalho de redução do desperdício de alimentos e resíduos orgânicos por meio da rede de restaurantes do Sesc e a atuação do Mesa Brasil, que trabalha pensando na segurança alimentar e nutritiva por meio da doação de alimentos e ações educacionais.

A aliança com o estado, sugeriu Luiz Gastão, pode consistir em capacitar os profissionais para melhor aproveitamento dos alimentos criando uma iniciativa para erradicar a fome.

Além disso, o presidente defendeu parcerias em andamento com o projeto Virando o Jogo do Governo do Estado, voltado para jovens que não estudam e não trabalham e que contam com ações do Sesc. Luiz Gastão também destacou na apresentação o Sesc Ativo, projeto de incentivo à prática consciente e permanente de exercícios físicos e dos esportes.

Outra ideia defendida pelo presidente do Sistema Fecomércio é que o Senac pode montar uma ou duas salas nos colégios públicos para oferecer cursos de capacitação para preparar para o mercado de trabalho. Ele também citou o banco de oportunidades do Senac, serviço gratuito que visa ajudar, atender, orientar e encaminhar os alunos que concluíram com êxito os cursos ofertados nos diversos segmentos de atuação da instituição.

Luis Gastão disse que o Sesc e o Senac estão dispostos a fortalecer suas iniciativas e unir forças para que os projetos e suas implementações sejam mais ativamente distribuídos pelo estado. “Estamos abertos e dispostos a colaborar com o governo do estado e com as boas práticas de gestão”, enfatizou.

Elmano Freitas felicitou o Sistema Fecomércio pelo seu desempenho, que classificou como“forte, ativo e com credibilidade”. Segundo o governador eleito, seu principal interesse no cargo executivo é erradicar a fome, por isso chamaram a sua atenção as ações dos restaurantes e do Mesa Brasil do Sesc.“Podemos contar com a sua colaboração e aproveitar oportunidades de aprendizagem para as cozinhas solidárias”, disse.

Ele também destacou que o programa Sesc Ativo é um foco e colaboração do governo para oferecer cursos profissionalizantes para alunos do ensino médio nas redes públicas de ensino. Segundo ele, seu governo estará aberto ao diálogo e à cooperação no combate à pobreza e desigualdade social e criar oportunidades para os cearenses.

Também, estiveram presentes os vice-presidentes da Fecomércio, Cid Alves e Luiz Fernando Bittencourt; o secretário da Fecomércio, Everton Fernandes; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hotelaria da Fecomércio (Cetur) e superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo; o assessor de articulação da presidência, Jackson Pereira Jr.; o articulador dos Sistema Fecomércio, Eudes Xavier; o secretário executivo das Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio (CACE), Marcos Pompeu; o presidente do SEACEC, Fabiano Barreira; e outros diretores.