terça-feira, 8 de novembro de 2022

Deputado José Airton será mais um representante do Ceará na COP 27, no Egito


O deputado federal José Airton (PT-CE), embarcou rumo a 27ª sessão da Conferência Mundial do Clima, a COP 27, em Sharm El Sheikh, no Egito, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é realizado desde 1995 e reune os líderes de praticamente todos os países globais. Nos últimos anos, as COPs resultaram em alguns dos acordos mais importantes da história, como o Acordo de Paris, na COP21, e a criação do mercado global de carbono, na COP26.

O deputado José Airton recorda sobre sua participação na COP 26, que aconteceu em Glasgow, na Escócia, no ano passado. "Em 2021, participei da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), a qual debateu sobre questões climáticas efeitos negativos das políticas energéticas atuais, que ainda incluem a queima de fontes de energia fóssil e suas emissões, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global", comentou o parlamentar, que também representou o Ceará em 2018, quando o evento aconteceu nas cidades de Katowice e Cracovia, na Polônia.

José Airton destaca, ainda, a presença do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. "Esta Conferência contará com a presença do presidente eleito Lula, que terá um significado importantíssimo e mostra que o mundo deseja que o Brasil retome o seu protagonismo que sempre teve as negociações climáticas. A ex-ministra Marina Silva disse que o Brasil vai à COP 27 para fazer história. Há muito a ser feito. O Orçamento tem que ter financiamento para as ações de proteção ao meio ambiente, principalmente para a Amazônia. É o primeiro passo para a reconstrução na área ambiental e climática", destacou.


Na COP 27, todos os países reunidos devem adotar um “programa de trabalho para aumentar urgentemente a ambição e a implementação de mitigação”, como são chamados os esforços para reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e, assim, limitar o aquecimento bem abaixo de 2°C.