quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Deputado Audic Mota propõe instituição do “Programa de Saúde Animal”, com inclusão de veterinários nas equipes do Saúde da Família


Projeto de lei de autoria do deputado Audic Mota (MDB) institui o “Programa de Saúde Animal da Família”, com a finalidade de promover a assistência financeira do Estado aos municípios interessados em incluir médicos veterinários nas equipes multidisciplinares que compõem o Núcleo de Saúde da Família.

O parlamentar justifica que o médico veterinário, mediante seus conhecimentos específicos, está apto a garantir saúde da população animal, com reflexos diretos nas condições ambientais, difusão de informações e promoção da saúde humana.

“Não temos dúvidas de que, ao integrarmos a saúde da família a dos animais, as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde serão muito mais efetivas”, reforça Audic Mota.

O médico veterinário pode atuar de forma multidisciplinar em atividades conjuntas tais como a clínica, em diagnósticos, na inspeção e supervisão de animais e na área da pesquisa, bem como em ações de educação em saúde. “Assim, a sua participação é de suma importância para a consolidação da saúde e melhoria dos serviços públicos disponibilizados à população”, acrescenta o deputado.